*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 24 de março de 2012

... do Sofrimento...!

.....
Ainda não consegui entender em que recanto da vida experimentada-apreendida-vivida na "Carne" e na "Palavra" as pessoas foram buscar-encontrar essas inúmeras respostas sobre o sofrimento, sobretudo sobre a RELAÇÃO entre este e Deus… ou com a vida… ou até com a existência…! Chegou-se até ao absurdo de apontar Deus como aquele que OFERTA  a dor e o sofrimento…!

Mas alguma vez… pode ainda acolher um coração a “ideia”, mesmo até naquele que nunca soube-experimentou  o que é ser amado.. (… e há-os infelizmente e muitos por aí…)…  que um Pai que ame profundamente um filho ao ponto de dar-lhe a vida do próprio FILHO, vai em determinado momento ofertar-lhe o sofrimento ou até a morte e ainda por cima como sendo o “melhor” que tem …!

Mas é este o MELHOR que o Pai tem para me oferecer, a mim… um filho…!

... ou isto é apenas mais um “equívoco” humano como tantos que cometemos… ou então tudo isto só pode ser fruto de um caminho de quem ainda não entendeu o verdadeiro sentido da dor…!

Não sei... talvez porque não percebemos essa dor que nos atormenta… (e tantos que continuam há espera de respostas)… por isso deixamos que sejam os outros, precisamente aqueles que nem sequer estão a viver-experimentar a nossa própria dor.. permitimos que sejam esses a dar-nos as explicações… as razões…. oh God… finalmente "entendi" porque no campo da psicologia se diz-afirma que dói menos uma dor explicada…

Que me perdoem a dureza… mas todos os que assim pensam o sofrimento tornam-se numa espécie de “tecelões da dor” onde o TEAR é o OUTRO que sofre ao nosso lado e a com que se tece tal TAPETE humano entrelaçado de dores e angústias… essa lã feita de sofrimentos dos filhos é fornecida pelo próprio Deus..!

Desculpem, mas não tenho outro “quadro” para desenhar aqui tal obra mais desumana concebida pelas doutrinas e pensamentos humanos… esses que também sustentam que se os acontecimentos que vão surgindo no caminho da vida acontecerem à “revelia” de Deus, este mesmo Deus parece que… ou deixa mesmo de ser Omnipotente…!

Outro “disparate” é essa “ideia” tão absurda que diz que na maior parte das vezes Deus “faz-nos” sofrer por razões pedagógicas… no argumento de que o sofrimento “vindo” de Deus torna-nos melhores…!

Balelas… o sofrimento na maior parte das vezes seca ainda mais a alma das pessoas… rouba-lhes a sensibilidade humana, assim como até a própria esperança… em muitos aumenta até a intolerância que estava disfarçada de supostas condescendências …! Não acreditam… vão e “gastem” um dia nos corredores dos IPOS e afins e logo perceberão do que aqui escrevo…!

Raros são os casos em que o sofrimento é acolhido totalmente… (infelizmente todos já experimentamos um pouco desse caminho… alguns de nós aqui ainda estamos tão entranhados nessa poeira da dor…)…. Mas a verdade é que restará sempre na nossa experiência humana e de Fé muito desse outro lado de um Job que todos carregamos em nós… (crentes ou não-crentes)… não o Job que inicialmente acolheu mas o outro que em determinado momento… (... leia pf. todo o Cap.7 de Job)...

Certamente que a vida do Evangelho não significa uma suspensão da realidade… e eu estou consciente que a minha conversão não foi feita para viver num mundo paralelo……“Não peço que os tires do mundo mas que os livres do mal..” (João 17,15)

…e o mundo está cheio de dores e sofrimentos com certeza… eles são e fazem parte da sua realidade e não algo que ali foi como que plantado por Deus como .. (… se calhar numa madrugada mais travessa de iras divinas… uma maldadezinha pequenina apenas… o Pai até gosta e sacia-se no gemer dos filhos…)…

Há muito que percebi-aprendi (por vezes duramente) que só pela transcendência da Fé que está para além do que os meus olhos alcançam, só nessa força e poder que essa Fé me proporciona eu conseguirei aguentar a dor e o sofrimento…

Sim… não nego… é verdade que o Sofrimento é também caminho que acaba muitas vezes por nos libertar sobretudo (e ainda bem… !) de todas as supostas seguranças… mesmo até daquelas que construímos na nossa Fé muito pessoalizada… mas o sofrimento acolhido (não o procurado) … acolhido e feito com o Pai que caminhando ao nosso lado amadurece-forja o nosso ser para o caminho da Graça: 

“… mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. “(Rom 5,3-5)

No leito de um hospital ou lar… na perda de alguém que amamos… por esses caminho imensos da dor e do sofrimento todos acabamos um dia por perceber o verdadeiro valor da vida e do dom de Deus… mas até lá… acho que melhor seria poupar palavras… e orar mais:

“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor..” (Tiago 5,14)

Quando a dor bate verdadeiramente à nossa porta... às vezes chega com uma violência tal… aí não há nem haverá teorias ou teologias por mais “santas” e “aprovadas” que sejam que nos ajudem a suportar tal visita...  não fora a Misericórdia de Deus e… vou silenciar agora... porque as dores não se escrevem, vivem-se..sentem-se...

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.” (Isaías 55,8).

5 comentários:

Maria-Portugal disse...

Muito tempo nos foi ensinado,até por santos,que Deus aflige mais a quem mais ama.O sofrimento seria o prémio do Amor.

Lentamente se vai enxergando que tal não acontece.Jesus sofreu tanto para acompanhar todas e cada uma das dores dos homens,não porque se comprazesse nelas!

Mas o dolorismo ainda ressuma em muita das catequeses do nosso tempo.

Por isso Job,quer seja ou não uma parábola,interroga,por vezes,violentamente Quem atribui como causa dos seus males.

Maria-Portugal disse...

Avinhar rsrs não convém muito!! Hehehehe

Esclarecer sempre...e fico agradecida por estas partilhas!

vp disse...

Irmã... tive que corrigir... não por causa do seu comentário mas para ficar mais claro... pf releia quando puder…


Ensinaram, e ensinaram erradamente... esse é desalmadamente o fruto de muitas catequeses “terroristas”… o de colocar em Deus acções e gestos que só fazem lembrar … onde se usava o Nome de Deus até para matar… … e o pior é que recomeça a aparecer muita literatura a fazer novamente a apologia do sofrimento como caminho de salvação…

“Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro Evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. (Gál 1,9)

... aquilo que os santos podem ter dito ou disseram… não tem mais autoridade do que aquilo que diz a Palavra.. por muitos santos que sejam... já para não falar aqui das questões culturais e históricas em que está inserida as suas caminhadas de Fé… onde se dava mais primazia às obras do sofrimento como caminho para a salvação… do que o caminho da Graça… mas esse é um tema extenso para um comentário, talvez o abordemos noutra altura se desejar…

Eu bem tento não meter-me em águas onde não sei “nadar” muito bem e o sofrimento é uma delas… quis apenas dar alguma luz mesmo que pobre a este caminho de partilha… só isso…

Madre cuide-se e avinhe-se ai a saúde… prudência pede-se a uma pomba-madre distraída…risos… quedas… ai Jesus… ampara-nos…

vp disse...

Ana o que nadas a levar para casa da nossa Madre aí dos Açores.. ai ai ai ai.. risos...

Bom fim de semana...

vp disse...

ai... quem caiu agora sou eu.. não vi que aqui estava a conetar.. risos... melhor ir descansar um pouco, esta partilha arrasou-me...

cuidado está a chover se pensa se pensa sair...