*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 5 de março de 2012

Caminhar na Palavra...!

...

Ao ao ler esta partilha (Oração e transfiguração) que a Ana aqui nos deixou, (sinto que é o ES a dar-me um abanão!)...e relendo com calma o que escrevi fruto da pressa em responder a tempo ao que me ia dizendo ali ontem no DN o “Mensageiro” sobre o tema "Bíblia", percebo agora que não ficou muito claro o que ali escrevi, pode até ter ficado implícito algo que dê a impressão que eu “rejeito” a Bíblia…! Por isso deixo aqui algo sobre o tema (sintetizando, o tema daria para imensas discussões) para que fique "clara" a minha relação com as Escrituras… Também aprendi uma dura lição: existem temas que pela sua complexidade e grandeza não se podem e nem se devem “discutir” em espaços tão reduzidos e de uma forma simplicista como ali me permiti…! MEA CULPA,  estamos sempre a aprender..!

….///….

“No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus; E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco.” (Jo 1,1;14)

Acho que o melhor exemplo para começar o tema será com esse grande pai na Fé, Abraão que viveu pela Fé na Palavra que é o VERBO, antes de existir a própria Escritura, o que nos leva à constatação que a PALAVRA antecede sempre a Escritura!

Foi muito difícil e duro para a minha estrutura da Fé chegar até aqui… hoje já não "obedeço" nem "sigo" as Escrituras por elas mesmas mas pela Palavra-VERBO que elas contêm… sem o Espírito que lhes sopra o VERBO que é o EU SOU elas não passam de um amontoado de textos escritos por homens que O seguiram (AT), e alguns até viveram e caminharam ao seu lado,(NT), e ainda assim mesmo não o reconheciam totalmente.. já para não falar das tentativas de fazer-lhe-construir-lhe outros caminhos fora do que estava designado pelo plano do Pai!

“Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras. (Jo 14,9-11).

“Afasta-te de mim, Satanás, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens.” (Mc 8,33).

Acredito na Palavra porque Ela me é revelada no Seu Espírito (não por homens e muito menos pelos meus pensamentos muito próprios) e só quando o “objectivo” seja sempre o encontro com Deus: “Investigai as Escrituras, dado que julgais ter nelas a vida eterna: são elas que dão testemunho a meu favor. (Jo 5,39)… o meu encontro não é com o texto-religioso que pode ser manipulado pelos desejos do momento que vão surgindo em função de situações, necessidades e objectivos concretos…

Hoje, tento que a minha caminhada seja sempre a busca do encontro genuíno com a Palavra (VERBO) e só depois certamente virá a Escritura que não é nada mais do que o testemunho oral e depois escrito de experiências com Deus, sejam elas físicas, sejam elas ao nível do Espírito, e que só se tornam em VIDA se esses acontecimentos se derem em Cristo e não no ambiente apenas religioso …”Não é, porém, de um homem que Eu recebo testemunho, mas digo-vos isto para vos salvardes.” (Jo 5,34).

Sem esse Espírito que me abre o coração para escutar o que ali está escrito jamais a acolherei como real e verdadeira, porque essa Revelação chega-nos sempre pelo Senhor e não pelo testemunho em si mesmo de homens, por muito santos que eles sejam, mesmo até aqueles que consideramos os nossos pais na Fé: O Senhor abriu-lhe o coração para aderir ao que Paulo dizia.”( Act 16,14.)

Terminando, (fico-me por aqui agora…i), sempre que escuto esses “defensores-consumidores” da Bíblia bem ao estilo deste “Mensageiro” recordo imediatamente a questão que está implícita na experiência do “Pináculo do Templo”…

“…Então, o diabo conduziu-o à cidade santa e, colocando-o sobre o pináculo do templo, disse-lhe: «Se Tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito..” (Mt 4,5,6)

Pois… estava escrito e realmente até está escrito como se diz por aí tantas vezes quando se “usam” as Escrituras nos marketings dos muitos “mercados da Fé” que por ai abundam infelizmente, e onde certos corações compram como se fossem meros  produtos que depois transformam para consumo pessoal…

Mas entre o estar ESCRITO e o ter sido DITO pelo VERBO vai uma grande diferença-distância, e que no Espírito percebemos claramente nas respostas de Jesus ao diabo naquele deserto…!

Essa é realmente a armadilha de quem “usa” e “defende” assim as Escrituras…!

Realmente, só através da Graça é que podemos LER-PERCEBER a Bíblia que contém o VERBO que faz transbordar o nosso coração do seu AMOR. Sem a força do Espírito Santo ficamos apenas com mais um de muitos livros que tanto gostamos nas nossas mãos para aqueles dias mais longos da vida.

A Fé vem pelo escutar… e o escutar chega-nos pelo testemunho escrito daqueles que nos deixaram as Escrituras. mas quem CONVECE que elas são Palavra de Deus é o próprio Deus que no la revela com o seu Espírito Santo, de contrário, a palavra apenas “mata”… e essa morte é pior que a física, porque ela acontece precisamente onde se dá a VIDA no Espírito e em abundancia…! Por alguma razão o Senhor diz:

Investigai (examinai noutras versões) as Escrituras, dado que julgais ter nelas a vida eterna: são elas que dão testemunho a meu favor. (Jo 5,39).

Terminando… de que me vale eu ter-conhecer-escutar-estudar as Escrituras se o Senhor não se abrir ao ENCONTRO… não é sempre Ele quem nos procura…! 

Deixei-me encontrar pelos que não me procuravam, manifestei-me aos que não perguntavam por mim” (Rom 10,20)



6 comentários:

vp disse...

Era neste contexto que quis falar sobre as Sagradas Escrituras e que quis ali dizer-responder àquela alma no DN… infelizmente na pressão e na pressa do momento não me recordei que ali podiam estar também gente faminta de Deus e que a forma não foi a melhor… pois a fonte da Fé é a Palavra (VERBO)… sem ela andamos às escuras… ai Senhor misericórdia, por vezes fazemos mais danos do que revelamos aos outros o teu verdadeiro rosto…!

Santa semana a todos…

vp disse...

Creio que faríamos muito mais caminho se procurássemos

… conhecer as Escrituras através de Deus …

e não como fazemos normalmente que é

…conhecer Deus através das Escrituras…

È claro que elas o EXPOEM-TESTIFICAM Dele, mas é ELE quem se revela… como acontece noutras tantas forma de REVELAÇÂO sobejamente conhecidas por todos… desde a Natureza, a testemunhos de vida de pessoas e por aí adiante…!

…esta é a minha convicção… ninguém é igual e os caminhos de Deus também… estou só a expor a minha experiência pessoal de caminho… ninguém tem que fazer igual…

…abençoada liberdade dos filhos de Deus… misericórdia…

Só porque a "versão oficial" me diz …… tal e tal….. isso não quer dizer que...!

.. eu, tenho e devo ter a coragem de fazer aquilo que Deus me pede:

"“Investigai (examinai noutras versões) as Escrituras, dado que julgais ter nelas a vida eterna: são elas que dão testemunho a meu favor. (Jo 5,39)...

…só examinando com cuidado e orando depois sobre aquilo que me chegou ao coração então posso "entender" o que o Senhor me está a tentar dizer através dessa Revelação escrita...

...o resto o ES fará... acredito fortemente.. mal de nós se não for Ele a revelar-nos… então é que estamos entregue aos….

vp disse...

Estava agora a reler o meu texto antes de partir para o quarto descansar e relembrei-me de dois pormenores muito fortes e que terão tudo a ver com o “espírito” com que tento comunicar sobre a minha experiência e caminho com as Sagradas Escrituras que são o meu pão diário para alimentar a minha Fé sempre periclitante… certamente que sem ela não estava agora aqui e muito menos a falar de tais temas…

Um é o resultado de leituras secas sem o Espírito que acabam por criar os tais caldos que resultam em afirmações bem ao estilo do nosso José saramago... recordam a questão certamente…

O outro é o constante uso da Bíblia como se fosse uma ARMA com que se reduzem a cinzas impios e incrédulos, assim como também com esse uso que se lhe dá pelas doutrinas mais fundamentalistas quem sabe, talvez na busca de “autoridades” para justificar acções e caminhos que nada têm a ver com o Jesus dos Evangelhos… mas como comunicar claro em cada esquina da razão humana tão diferente uma da outra… melhor ir orar e calar por uns tempos, pq falar demais acaba por danar mais do que construir pontes…

Uma boa Quaresma a todos… o meu retiro do silêncio começa por isso não estranhem a ausência… vamos a ver se no regresso trago um coração mais irmão do silêncio e da humildade…

….até à Pascoa do Senhor… abraços

Anónimo disse...

Muito claro, Irmão. Ler as escrituras pelo Espírito, ensina e desbrava o caminho do Espírito; procurar o Espírito nas escrituras, apoiando-nos nas nossas fracas muletas de entendimento, pode levar-nos a aberrações contrárias ao Espírito, como p. ex. a intolerância religiosa(e não )só com todos os males que arrasta.
Continuo a gostar das suas partilhas...
Um abraço em Cristo,
Lila

Ana Loura disse...

Pera aí, VP, não estávamos nós a fazer um Retiro aqui, a partilhar? Sem alaridos, em silêncio quaresmal? Onde vais homem de Deus que fazes falta às partilhas?

vp disse...

Sim Ana, tens razão, é o cansaço, quando disse retirar-me era ficar mais no plano meditativo e não ausência de partilha nem de vir aqui… elas, as partilhas que vou meditando no coração e aqui escrevendo, (creio) que já se deram conta que estão a ser cada vez mais “carne da minha carne, e sangue do meu sangue)… por isso não se escandalizem e nem fiquem preocupadas se raiar por vezes a “heresias”… não “pouparei” se for necessário “sangrar”…

Bom caminho de Quaresma para todos… peço as vossas orações, mais uma ferida a sangrar, uma mana em Leira, a que é enfermeira, só pela Misericórdia de Deus … infelizmente já ramificou o mal, chegaram tarde… vou ter que ir lá ainda esta semana… mais um combate e .. sinto-me cada vez mais no caminho de Job… só Deus sabe como me vou aguentando de coração erguido… não vos falei antes para não vos “carregar” com mais preocupações, mas não aguento a barca assim tão pesada sozinho…

Se às vezes sentirem as minhas palavras por aqui mais “azedas” é das noites da alma… peço-vos paciência… e muita oração…

Beijus na alma no Pai que nos ampara na Cruz dos dias…