Igreja deve recusar o marketing...(no DN)
O diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga (FT-UCB) considerou hoje que a Igreja Católica nunca poderá recuperar fiéis trocando princípios por técnicas de marketing."Se transformamos o ritual numa operação de marketing para conquistar fiéis, estamos a enveredar por um caminho completamente errado", disse João Duque, que falava à agência Lusa a propósito das próximas Jornadas de Teologia da Universidade Católica do Porto, centradas na procura de respostas para o decréscimo de crentes…
Ao ler este texto no (DN) fiquei a pensar para comigo! Mas afinal o que é isso de “recuperar fiéis”…! Afinal qual é o “papel” de Jesus no meio de todo este ruído dos homens…!
E um “filme” que já havia visto repetidas vezes foi passando ante a tela do meu pensamento!
Desde que sou cristão… já naqueles tempos das catequeses da adolescência… vou escutando os homens falar de um “Jesus” que me soa cada vez mais estranho ao Jesus dos Evangelhos… esse que viveu tão “diferente” daquele que me têm anunciado no TEMPO e na PALAVRA…!
E essa forma de Expressar-Ensinar-Anunciar Jesus, sobretudo nestes meus últimos anos, tomou tais proporções radicalizadas de “anúncio”, (coloco aqui propositadamente entre “aspas”)… porque esse anúncio, ao contrário do outro ANÚNCIO, carrega mais o sabor e o som das trombetas do que da humildade e da discrição com que JESUS viveu!
Será que ainda não percebemos que esse “Jesus” tão “falado e descrito por tantos recantos dos imensos caminhos da Fé não tem nada a ver com o Jesus dos Evangelhos que AGE, FALA e VIVE completamente diferente do “Establishment”…!
E se existe alguma dúvida naquilo que agora escrevi, os Evangelhos aí estão para as desfazer com uma dureza que esbofeteia a alma de qualquer um de nós… incluindo a minha que ainda anda tão carregada desses “rabiscos” desenhados por esses lápis intelectuais e teológicos que desenham um entre os muitos rosto de Jesus que por aí se vendem nas ruas da nossa existência espiritual…!
E depois… quem pode negar o óbvio que carrega os Evangelhos…!
Nos Evangelhos eu vejo um Jesus que escolhe como companheiros precisamente aqueles que seriam e são ainda hoje, alvos de troça e escarnio pelos mestres do SAGRADO… discípulos cujas bases culturais fruíam apenas das rudezas da terra e do mar salvo poucas excepções… gente sem opinião religiosa ou política… em suma, gente sem cultura…!
Nos Evangelhos eu vejo um Jesus que rejeita criar qualquer vínculo com os lugares que os homens tornaram “sagrado”… E não só não cria qualquer vínculo com eles, como ainda, quando os usa, fá-lo apenas para o Anúncio ou para descrever-lhes a fragilidade temporal, chegando ao ponto de abrir espaço à possibilidade do derrube do próprio Templo de Jerusalém… imaginem, o Templo dos templos…!
E como se isso não bastasse, esse “derrube” residia apenas no poder de escassas palavras… no contraste dos poderes que povoam e guardam vigilantes ainda hoje tais muralhas das “cidades santas” onde os homens se digladiam há séculos por poucos metros de terra ou pedras nos muros erguidos por mãos humanas …!
Nos Evangelhos eu vejo um Jesus (que ao contrário dos caminhos da fé dos homens), ensina apenas que tudo tem que começar primeiro pelo coração e só depois com a razão… tudo, até as talhas onde o vinho novo se fez acontecer… os cestos onde o peixe o e o pão se guardaram… esses pedaços do “milagre” que jamais manda guardar como relíquias num qualquer “sacrário” dos templos humanos, mas sim apenas no coração dos filhos, para que soubessem que a garantia da Promessa apenas reside e sustenta-se na Fé que espera o ACONTECIMENTO do Encontro por esses montes e lagos das galileias do mundo sem necessidades de telhados, paredes ou muros “santos”…e onde o milagre diário da conversão dos homens vai se repetindo diariamente… tantas vezes no anonimato de milhares de casas supostamente habitadas pelas samaritanas e os ateus dos nossos dias…
E agora, imaginem… lá voltam a soar novamente as vozes do “templo” nas eternas discussões que se preocupam com as APARÊNCIAS ao invés de mergulhar nas profundezas do Espírito e aí redescobrir afinal quem é este JESUS que continua a arrastar multidões ainda hoje, mas que na mão e na boca dos homens vai desaparecendo do coração de muitos como se fosse um qualquer rosto desenhado a lápis e que na rota da temporalidade se vai apagando lentamente da tela ficando ali apenas alguns traços de um esboço disforme…!
Mas… será que este povo de Deus ainda não aprendeu-percebeu que aquilo que precisamos é REDESCOBRIR o caminho do Sagrado em Jesus…! … se conseguirmos isso, se tivermos a coragem de começar por aí, iremos certamente compreender que o problema-solução não é nem está seguramente no tal “marketing”… mas sim em cada um de nós, começando por mim…!
Afinal, qual é o “Jesus” que temos todos nós, homens e mulheres de ontem e de hoje, andado a anunciar e a viver por aí….!!?
Afinal, quem é este JESUS dos Evangelhos… para ti, para mim, para todos?!!!
Sim, e não vale “refugiarmo-nos” como tantas vezes fazemos… na repetição que conhecemos-decoramos das doutrinas que nos ensinam que “Jesus é o filho de Deus”… já todos o sabemos há muito… e isso por acaso fez ou FAZ alguma diferença até agora…!
Uma última questão…. Que importa termos templos a abarrotar de gente se Jesus não é conhecido ainda verdadeiramente… mesmo até por muitos daqueles que neles se reúnem fielmente dia após dia, ano após ano…!
E depois escandalizamo-nos com as palavras de Jesus sobre a possibilidade do DERRUBE do Templo… e aqui estou cada vez mais convicto que Ele não se referia só ao de pedra, ou a Si mesmo…. é claro que incluía e incluiu essa dimensão do templo… no entanto, eu creio que também falava de todos esses outros “templos” que vão sendo construídos através da imagem e da palavra engendrada nas teologias ou outros caminhos (os tais marketings), que nada mais fazem do que esconder o Verdadeiro Rosto do FILHO DE Deus…!
Tem Misericórdia de nós Senhor… e mostra-nos finalmente o Teu Rosto… para que o coração dos homens se encha do teu amor e os templos humanos das ideias e das doutrinas sejam finalmente derrubados nos caminhos da palavra que oculta a PALAVRA entre os filhos…!
1 comentário:
Tanto que ficou por dizer... mas ficaria muito longa a partilha... (já ficou risos...!)...pelo menos algumas coisas ficam no ar... possa o Senhor amparar-nos por esses muitos caminhos da Fé que se nos abrem nos horizontes do coração e da razão...!
santa tarde...
Enviar um comentário