*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Redescobrir o Evangelho...!

...

“Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do corpo, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. (Heb 4.12)

Já perdi a conta às vezes que fui abordado nas ruas por pessoas que carregam uma bíblia e anunciam a Palavra… quase “sempre” a partir dos seus pontos de vista muito pessoais, sobretudo naqueles pontos chave ligados às doutrinas das comunidades onde fazem caminho!

Também já aprendi, às vezes duramente confesso, a não discutir quando me abordam, algumas vezes vou um pouco mais longe na troca de partilhas mas quase sempre procuro interromper com um “obrigado” arrancado outras tantas vezes a uma paciência que infelizmente ainda não aprendi, sobretudo para que a “coisa” fique apenas pelos gemidos inexprimíveis de um coração que só deseja a paz, não a qualquer preço certamente,  ao invés de chegar àquele ponto onde apenas restará terra queimada de diálogos feitos surdez e teimosia de gente que somos de ambos os lados…!

Creio que o maior erro que continuamos a fazer ao logo destes anos, já desde os dias de Actos, foi tentar DEFENDER o “nosso” Deus muito próprio, ao invés de ANUNCIAR o caminho simples e indiscutível do Evangelho!

A partir do momento em que começou e começa a DISCUSSÃO, então o Evangelho passou e passa apenas a ser um amontoado de doutrinas e teologias de homens que buscam somente provar-explicar em vez de anunciar.

Por exemplo, na ENCARNAÇÃO, como seria precioso redescobrir nela a nossa HUMANIDADE verdadeira, entender a verdade daquilo que somos afinal, eu, tu e o outro, gente igual, gente que apenas faz caminho com mais luz ou mais sombras mas faz caminho humano como o Jesus homem fez…

Porquê tantos medos de fazermos juntos Caminho…! Porquê tantas fugas do outro e até de nós próprios quando afinal somos iguais… apenas ainda não nos conhecemos… para além das aparências que montamos-vestimos nas armaduras forjadas para o combate da vida!

E o “inimigo” não é o outro, não…. não é… o inimigo somos nós próprios que nos enfrentamos diariamente nas sombras que nos assustam porque mantemos as janelas interiores fechadas a mil e uma chaves feitas gestos e palavras que não são mais do que  medos…  medos de olharmos e encontrarmos aquilo que somos verdadeiramente... gente.. apenas gente normal como qualquer outro ser humano que um dia foi criança e que agora é adulto… gente que um dia partirá para a casa do Pai… gente que apenas “regressa a casa” depois de um dia longo que é a vida que nos carregou nos braços…!

È preciso voltar a LER o Evangelho… é preciso parar de DISCUTIR o Evangelho … ler com um olhar de gente única e irrepetível…Acredito que se começarmos esse novo caminho, ele jamais voltará a ser transformado à medida das ideias do homem como o fizeram essas eternas discussões … só o Amor intacto que um Evangelho também intacto nos anuncia pode construir a pessoa totalmente… fazê-la sentir-se TOTAL…

É vital para todos voltarmos a conhecer esse EVANGELHO que nos abre à compreensão da vida… que nos atira contra nós próprios e a nossa realidade para nos redescobrirmos finalmente… que nos faz finalmente perceber que jamais entenderemos Deus… mas que é possível a qualquer um conhecê-Lo… e para isso só é preciso ter um coração aberto… o resto, serão apenas discussões teimosas e magoadas de barros reclamando das forças e das formas que nos querem dar-moldar-imprimir as mãos do Oleiro Divino..!

2 comentários:

Anónimo disse...

Nota-se imenso quem anda neste meio virtual um certo é favor para não dizer exagerado proselitismo fanático e doentio sobre esta matéria. Um dia destes ao aderir a uma comunidade de beneditinos, foi logo posta a condição que os temas seriam todos acerca do fundador.É impressionante como cerram fronteiras,colocam muros,não dando espaço sequer a outras opiniões ,é incrível como para se trocar algumas impressões sobre o Evangelho os cadeados continuam fechados a sete chaves,senão forem mil… ….enfim…não tenho pachorra !!!!(alma rebelde)

Maria-Portugal disse...

Tb me dá pena os copyrights em imagens e textos tão importantes para conhecimento e partilha dos temas evangélicos...

Gostei muito deste post...que os filtros não nos impeçam a LUZ....