Depois de tantas experiências e encontros com irmãos de outros caminhos da Fé... eu creio cada vez mais que UNIDADE significa "apenas" UNIÃO no AMOR e não um qualquer tipo de “clonagem” de pensamentos doutrinais ou crenças ou actuares que possibilitem ao homem unificar a Fé num caminho único e indiscutível…!
Agora, se ser cristão significa ter uma fé organizada e fundamentada na institucionalização do próprio Amor e em expressões que buscam apenas a partir de demonstrações meramente humanas, “provar” as supostas “primazias” das ideologias cristãs sobre os outros que dizemos estarem “perdidos” então é porque ainda não entendemos nada sobre o que Jesus quis dizer na sua última oração ao Pai por todos os “discípulos” de todos os tempos (ontem-hoje-amanhã) tão bem expressa por João no capítulo 17 e por isso o tal "ecumenismo" continue e continuará a arrastar-se eternamente”
O que Jesus pede ao Pai é terrivelmente tão simples e talvez por isso tão difícil aos homens de o seguirem e viverem…. exatamente aquilo que se tem feito e perpetuado ao longo dos séculos até aos nossos dias … seja na forma como interpretamos e na forma como vivemos o Evangelho!
No entanto, Jesus lá vai na sua misericórdia que só no Pai sabe oferecer, lá vai reescrevendo-nos essa palavra UNIDADE ao longo dos séculos:
“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade” (Jo 17.23).
Para mim, o único “combate-diálogo” que admito poder existir em função da busca da UNIDADE é o do AMOR… tudo o que passar disso é apenas (e aqui que me perdoem) é apenas arraial de pessoas que se juntaram para “cantarem as suas “Janeiras” escritas e musicadas pelos “maestros” lá do seu “bairro”…!
O que eu acredito é que a verdadeira UNIDADE está na Genuína manifestação do AMOR de DEUS entre os homens… o mais é “ruído” que ecoa há demasiado tempo (infelizmente para todos), por esses campos tão dispersos do mundo religioso…!
(Fontes Biblicas: João.17)
8 comentários:
Mas se somos seres incarandos,inculturados como não viver com as "nossas Janeiras,do nosso bairro"?.
O que é essencial é respeitar as "Janeiras" alheias e procurar entender o que há de comum.
"incarnados" of course
Sim, é claro que é na nossa humanidade que vivemos, servimos e caminhamos na Fé… o que estava a “tentar” dizer é que viver sinais que “parecem” aos nossos sentidos ou caminhos que “fazemos”… construindo a partir de doutrinas ou “ideias” meramente humanas …não são GARANTIA do Caminho certo…
…devemos ter sempre em conta no coração que só pela misericórdia e pela graça fazemos o Caminho mais seguro, por isso a minha “chamada de atenção” para não colocarmos as seguranças nas coisas meramente humanas…. e isso é claro na forma como têm acontecido muitos desses encontros entre homens que ….
…Afinal não recebem a mesma chuva, sejam eles bons ou maus, sejam eles homens de fé ou sem fé nenhuma…!?... O “perigo(s) é todas essas tentativas de TRAZER Deus até nós por meios quase mágicos ou outros… sabendo nós que é Deus quem se revela ao homem…
Não estou de forma nenhuma “contra” o caminho ecuménico, nem por sombras… o que me aflige é que ele tem servido para discutir ideias muito próprias de ambos lados, e muito pouco para encontrar essa Unidade no Amor…
…mas claro, sei que existe muitos corações no meio dessa gente toda com caminho íntimo e na busca da verdadeira Unidade… confiemos que Deus nos dará um dia essa graça…
Uma semana com Deus para todos…
Todos os MEIOS são válidos como forma de fazer caminho de busca e de servir a Deus… mas é bom estarmos CONSCIENTES que não são eles que nos SALVAM… quem nos salva é Cristo pela sua GRAÇA… se entendermos isto acho que podemos estar cada vez mais próximos de Deus sem necessitar de andar tantas vezes a “montar” as eternas TENDAS bem à maneira dos discípulos da Transfiguração…!
Deixo algo para meditarmos todos:
Nunca pensaram que os Templos podem ter-se transformado em TENDAS… e os encontros Ecuménicos também… e os esquemas que estruturamos e construímos ao longo dos séculos como povo de Deus para viver a própria fé podem também ter-se tonado em outras tantas TENDAS… e por aí adiante… era bom para a saúde espiritual repensar tudo… custa, mexe connosco mas refresca o Espírito em nós… e abre-nos sobretudo a um novo olhar e a uma nova escuta da Boa NOVA…
Sabem o Evangelho é o FAROL que ilumina com a LUZ verdadeira o CAMINHO…. as outras, as tais “luzes” de NEON que por aí abundam nos caminhos da Fé… podem até embelezar e tornar apetecível o CAMINHAR mas na verdade, aquilo que fazem é sobrepor-se à LUZ enganando-nos e assim distrair-nos da direcção que a verdadeira LUZ indica… é isso que queria dizer.. desculpem-me se fui mais duro na minha linguagem… escrevo assim sem rodeios, com a consciência clara que também posso errar… mas por amor à Verdade que também busco como todos vós e os de outros caminhos da Fé… melhor doer agora mas abrir espaço para a CURA… do que carregar uma existência crónica de enfermidades da Alma…
…abraços NAquele que nos dará a Luz para caminharmos…
Mas doi a quem?
O Evangelho nunca doi...pq só com ele fazemos caminho a arrepio das mais belas pregações.
O que pode doer é a conversão contínua,a perseverança no meio de tanta madrugada sombria do mundo.
Quando falava em “doer” era como aquele exemplo de uma fractura de um osso que foi engessado erradamente e que acaba por ficar mal ligado, e por isso tem que ser novamente partido para o colocar da forma correta! E isso torna-se um processo lento e doloroso… se o Evangelho é a palavra da Verdade certamente que ela dói quando DESMONTA as nossas supostas seguranças e certezas..
Quando mantemos atitudes de negação e resistência de quem sabe tudo ou está certo de tudo… no dia em que nos abrimos há humildade e na dependência da Graça que significa morrer em nós… na tal “conversão contínua” então é como um golpe no estômago da alma… e recomeçar tudo de novo quem o deseja ou está disposto a abdicar de tanto que construiu…!... mas acho que perceberam o que queria dizer… santa tarde..
santa noite...melhoras!
Obrigado... lentamente na saúde fisica e tambéme spiritualmas vou caminhando e fortalecendo...
Santa tarde...
Enviar um comentário