“Há muitos caminhos de oração. Uns vão por um, outros vão por todos. Há momentos de viva certeza. Cristo está presente. Ele fala no nosso. Noutros momentos, Ele cala-Se, torna-Se um desconhecido que está longe… Para todos, a oração nas suas infinitas variações, permanece o trânsito para uma vida que provém não de nós mesmos, mas de Outrem.” Irmão Roger Schutz. (Youcat).
REZAR é algo muito sério, objectivo e específico, e segue regras e princípios que estão estabelecidos nas Sagradas Escrituras. Muitas vezes torna-se frustrante a experiência que fazemos do REZAR, porque não estamos em harmonia com esses princípios e por isso as respostas muitas vezes não vão ao encontro daquilo que esperávamos!
Aqui vai a alteração-correcção do caminho da partilha do parágrafo anterior fruto da escuta da correcção fraterna da Irmã nos recados...(grato).
REZAR é fazer também o mesmo caminho dos Evangelhos com Jesus em contínua comunhão com o Pai! Não é por acaso que S. Paulo nos diz na sua Carta aos Efésios:
"Servindo-vos de toda a espécie de orações e preces, orai em todo o tempo no Espírito; e, para isso, vigiai com toda a perseverança e com preces por todos os santos” (Efésios 6,8).
Para Meditar e Rezar:
Tenho consciência da Presença de Deus quando rezo?
“SENHOR, Tu examinaste-me e conheces-me, sabes quando me sento e quando me levanto; à distância conheces os meus pensamentos. Vês-me quando caminho e quando descanso; estás atento a todos os meus passos. Ainda a palavra me não chegou à boca, já Tu, SENHOR, a conheces perfeitamente.” (Salmo 139,1-4).
Qual é a minha atitude ORANTE ao “saber-reconhecer” essa Presença?
“Examina-me, SENHOR, e vê o meu coração; põe-me à prova para saber os meus pensamentos. Vê se é errado o meu caminho e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139, 23-24)
Que tipos de Palavras ou Pensamentos uso quando REZO? Que “significado” e “sentido” têm elas no meu dia-a-dia?
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.” (I Cor 13,1)
(A Fé Rezada - YOUCAT - Estudo Comunitário)
andarilho

4 comentários:
Creio que depois de Jesus Cristo a oração deixou essa teia complicada de regras para se tornar num amorável,contínuo e simples diálogo de filho para o Pai.
Sim terrivelmente verdade o que diz Irmã... e eu a perder o melhor que existia em mim que era ainda a capacidade de "resistir"... às "areias teológicas"... e o pior, é que nem dou por essa mudança... meu Deus...
Andar por estes caminhos acabam por nos criar habituações que em nada ajudam a caminhada...
Grato pela chamada de atenção.... nem imagina o que ajudou esta noite...
(não mudarei o texto, porque apenas para proporcionar diálogos e troca de partilhas, mas estou a 100% com as suas palavras...
.. como ainda não foi corrigido o trabalho, aproveito os ventos benéficos e alterarei o rumo aqui na missão... ainda vou a tempo risos...
Santa noite
re-trabalharei o estudo antes de ir para o exterior da missão amanhã...
aqui no blog deixo como está para correcções fraternas e caminho entre todos...
Obrigada por partilhar...
Enviar um comentário