*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rezar na Presença de Deus...!


Há muitos caminhos de oração. Uns vão por um, outros vão por todos. Há momentos de viva certeza. Cristo está presente. Ele fala no nosso. Noutros momentos, Ele cala-Se, torna-Se um desconhecido que está longe… Para todos, a oração nas suas infinitas variações, permanece o trânsito para uma vida que provém não de nós mesmos, mas de Outrem. Irmão Roger Schutz.  (Youcat).

REZAR é algo muito sério, objectivo e específico, e segue regras e princípios que estão estabelecidos nas  Sagradas Escrituras. Muitas vezes torna-se frustrante a experiência que fazemos do REZAR, porque não estamos em harmonia com esses princípios e por isso as respostas muitas vezes não vão ao encontro daquilo que esperávamos!

Aqui vai a alteração-correcção do caminho da partilha do parágrafo anterior fruto da escuta da correcção fraterna da Irmã nos recados...(grato).
REZAR é fazer também o mesmo caminho dos Evangelhos com Jesus  em contínua comunhão com o Pai! Não é por acaso que S. Paulo nos diz na sua Carta aos Efésios:
"Servindo-vos de toda a espécie de orações e preces, orai em todo o tempo no Espírito; e, para isso, vigiai com toda a perseverança e com preces por todos os santos” (Efésios 6,8).

Para Meditar e Rezar:


Tenho consciência da Presença de Deus quando rezo?

“SENHOR, Tu examinaste-me e conheces-me, sabes quando me sento e quando me levanto;  à distância conheces os meus pensamentos. Vês-me quando caminho e quando descanso; estás atento a todos os meus passos. Ainda a palavra me não chegou à boca, já Tu, SENHOR, a conheces perfeitamente.” (Salmo 139,1-4).

Qual é a minha atitude ORANTE ao “saber-reconhecer”  essa Presença?

“Examina-me, SENHOR, e vê o meu coração; põe-me à prova para saber os meus pensamentos. Vê se é errado o meu caminho e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139, 23-24)

Que tipos de Palavras ou Pensamentos uso quando REZO? Que “significado” e “sentido” têm elas no meu dia-a-dia?

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.” (I Cor 13,1)

(A Fé Rezada - YOUCAT - Estudo Comunitário)
andarilho

4 comentários:

Maria-Portugal disse...

Creio que depois de Jesus Cristo a oração deixou essa teia complicada de regras para se tornar num amorável,contínuo e simples diálogo de filho para o Pai.

andarilho disse...

Sim terrivelmente verdade o que diz Irmã... e eu a perder o melhor que existia em mim que era ainda a capacidade de "resistir"... às "areias teológicas"... e o pior, é que nem dou por essa mudança... meu Deus...

Andar por estes caminhos acabam por nos criar habituações que em nada ajudam a caminhada...

Grato pela chamada de atenção.... nem imagina o que ajudou esta noite...

(não mudarei o texto, porque apenas para proporcionar diálogos e troca de partilhas, mas estou a 100% com as suas palavras...

.. como ainda não foi corrigido o trabalho, aproveito os ventos benéficos e alterarei o rumo aqui na missão... ainda vou a tempo risos...

Santa noite

andarilho disse...

re-trabalharei o estudo antes de ir para o exterior da missão amanhã...

aqui no blog deixo como está para correcções fraternas e caminho entre todos...

Maria-Portugal disse...

Obrigada por partilhar...