*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Discípulo é um semeador de Deus...!

(do Evangelho do XV Dom. do tempo Comum)
(Mt 13, 1-23)


Como nos fala o Evangelho deste Domingo, quantos ainda hoje ao escutar a Palavra, em vez de procurar ajuda para a compreender quando ela não se torna clara aos seus corações, preferem escolher o mesmo caminho daqueles que deixam entrar o Maligno no seu coração a roubar a semente que ali foi semeada durante anos no caminho da Fé, (Catequese, Sacramentos etc…)!

E quando chegam os combates, frente aos acontecimentos dolorosos da vida, (os espinhos), quantos de nós nos deixamos arrastar para aquilo que custa menos, exige menos e dá menos trabalho para alcançar nem que seja “pouco”, negando o MUITO que Jesus nos quer oferecer na sua GRAÇA!

Pedro fez também essas EXPERIÊNCIAS, e elas passam por várias etapas:

Uma delas é a incompreensão da Palavra que o leva a questionar tantas vezes o Mestre.

Outra, a dos espinhos que sente na CRUZ e que o amedrontaram naquele caminho do Calvário e que o fazem negar o Mestre.

No entanto, apesar destas “experiências”, Pedro estende a mão, busca o Senhor, pede ajuda, não se deixa DERROTAR pelas quedas e incompreensões do seu coração!

Porque tem um coração ABERTO à ESCUTA da PALAVRA, a semente entra e germina nele, dando fruto e esse fruto é o AMOR que se dá também numa cruz no fim da sua vida.

Como este Discípulo que fomos conhecendo melhor ao longo deste Ano Pastoral, também cada um de nós faz estas EXPERIÊNCIAS da Fé, e carrega a SEMENTE que nos foi ali plantada pela PALAVRA, escutada e ensinada nos “bancos” da Catequese e da Igreja.

A MEDITAR: Qual é a Semente que levamos no coração? Que tipo de semeadores somos? Sentimos que o que semeamos produz algum fruto? Se não produz, porque será que isso acontece?

andarilho
(Último caminho com S. Pedro e o Discipulado).

3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Perguntas que auto-faço muitas vezes nesta fase do campeonato...dei algum fruto?

andarilho disse...

Por vezes nem os vemos e só passado alguns anos outros colherão... refiro-me aos frutos...

o que importa é perceber se sou caminho-ponte ou se sou muro(s) para que o outro(a) chegue ao ABRAÇO....

Amanhã estarei a caminho de Coimbra... descansar... hoje tivemos a ordenação de mais 3 sacerdotes... orem por eles...

Maria-Portugal disse...

Só sei que nada sei...por isso me entrego à misericórdia.