*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Discípulo é presença real de Jesus no meio do mundo...!

(do Domingo da Ascensão...)
Fontes Bíblicas: Actos 1, 1-11

Depois de terem percorrido algum Caminho do Discipulado com Jesus, Pedro e os companheiros vão fazer a última experiência da presença física do Mestre no meio deles,  que antecede o caminho da MISSÂO que os espera e que se materializa na IGREJA que vai surgir nas primeiras comunidades de Actos dos Apóstolos.

Antes do impacto do acontecimento do PENTECOSTES, que os Discípulos vão fazer como EXPERIÊNCIA da FÈ, dá-se outro grande acontecimento que é a ASCENSÃO de Jesus.

E é precisamente a partir deste acontecimento da ASCENSÃO que começa a verdadeira MISSÃO do Discípulo, que é continuar através do TESTEMUNHO e do ANÚNCIO, a ser PRESENÇA real de JESUS no meio do mundo.

No entanto, o envio à MISSÂO só acontece totalmente quando Pedro e os seus companheiros recebem o ESPÍRITO SANTO no acontecimento do PENTECOSTES.

Como Pedro, também o Discípulo de hoje precisa fazer o Caminho de APRENDIZAGEM com o Mestre para então depois, entender o acontecimento da Ascensão, que os Discípulos também não haviam entendido totalmente, basta estarmos atentos ao episódio dos anjos:

“Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.” (Act 1,11).

È só depois do acontecimento do PENTECOSTES que vamos celebrar no próximo Domingo que essa compreensão e transformação, acontece em Pedro e nos companheiros.

Antes os Discípulos não conseguiam “ver-discernir ” Jesus a partir das Escrituras e por isso ficam com o olhar fixo nos céus sem entenderem bem o que estava a acontecer ali!

Agora, após a experiência da ASCENSÃO e depois no PENTECOSTES, a Palavra passa finalmente a ser interpretada “a partir de Jesus”, que passa de lei Escrita a lei INSCRITA no coração de cada crente, através da ESCUTA da Palavra e da PERTENÇA Comunitária.

A MEDITAR: Já recebi o Espírito Santo na minha vida? Como dou testemunho da Sua presença em mim no meio do mundo? Se ainda não recebi o Espírito Santo, o que preciso fazer para recebê-LO?
vp.
(no estudo do Caminho com S. Pedro) 

14 comentários:

vp disse...

Santa tarde. Tive que fazer alguns “acertos” no texto, desculpem.

Espero que todos estejam bem na presença do Ressuscitado.

Maria-Portugal disse...

Depois da "catástrofe" dos blogues,reiniciei o do Irmão Sil.,sem "berloques" nenhuns.

O endereço é:

http://irmaosilencio.blogspot.com/

Texto do Pentecostes muito perfurador
do intimo dos candidatos a discípulos,que todos somos.

Anónimo disse...

Maria não consigo comentar no blogue novo.Mas era só para dizer que o conteúdo está a condizer com o visual que esolhestes.Muito bonito.:)

Maria-Portugal disse...

Olha, tenho tentado tudo e mis alguma coisa nos 2 blogues novos "aprés le deluge", mas não consigo que os comntários apareçam nem por nada.

:o(

Maria-Portugal disse...

ah...e já agora...o anónimo é a Ana,a Lila ou a alma rebelde????

vp disse...

Irmã, abra novamente o blog na página do Painel como indiquei antes, e onde e d~e nas “Definições”… depois, onde diz “Comentários” em baixo diz, “Quem pode comentar”, coloque a selecção no “Qualquer pessoa - inclui utilizadores anónimos” e creio que bastará para a Lila ou outro comentar livremente..

Abraços no Pai… gostei do novo blog dos textos do Irmão… grato.

vp disse...

onde diz "Definições" carregue aí e logo aparece outros dados.. depois siga as instruções que lhe dou aqui antes... grato

Maria-Portugal disse...

Já fiz isso tudo...experimente criar um novo blog pf...agora está diferente.

Obrigada pelas indicações.


Sim aquela é mesmo água vive,que não morre.Bem fala o Evangelho de João.

Maria-Portugal disse...

Descobri...Eureka...
É necessário carregar na opção:colocar em página...."
Mil mercis no entanto à sua sempre pronta resposta,

Maria-Portugal disse...

Agora já podem comentar...sempre que quiserem :o)...obrigada...

vp disse...

Irmã, deixei aqui uma foto transformada igual à sua que já tem o titulo impresso nela, se estiver interessada, pf, sirva-se.. assim não fica tão grande no seu blog... mas deixo-lhe a escolha... o que achar melhor...

basta copiar a foto do próprio blog ue depois apagarei mais tarde...

só tem que depois ao colocar a foto selecionar isto: Em vez do título e da descrição

http://fontesdosilencio.blogspot.com/

santa tarde.

Anónimo disse...

Foi a anónima rebelde que escreveu Maria...rsrs:)
O bloger anda com muitas exigências,daí o meu afastamento blogueiro,mas estou sempre em cima do acontecimento.Abraços fraternos

Maria-Portugal disse...

Já dei um jeitinho...no blog do Irmão.

Mais uma vez obrigada pelo trabalho.

Que bom "ver-te" de novo ,Aurorita!

Maria-Portugal disse...

São textos sobre os contraditórios efeitos da Páscoa nos discípulos por causa da sua lentidão em apreender o sentido do que tinha acontecido com Jesus. A dificuldade dos discípulos significa a perpétua dificuldade da Igreja em compreender que Jesus é o "sonho de Deus em carne viva" e não um projecto de dominação social.

O grande poeta S. João da Cruz disse o que, na fé cristã, é "subir aos céus": "Quanto mais alto se sobe,/ tanto menos se entendia,/ como a nuvem tenebrosa/ que na noite esclarecia;/ por isso quem a sabia/ fica sempre não sabendo,/ toda a ciência transcendendo."

Frei Bento forum
Aviso aqui ,pois não nosso posso colocar à margem como era costume.

Santo Domingo