*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CALISTA

Calista, a Escultora Grega (John Henry Newman)

Sica. Século III. Uma nova perseguição aos cristãos está em vias de ter início. Calista, jovem escultora grega, vive, com o irmão, do trabalho de decoração e acabamento de estátuas dos mais variados deuses. Mas Agélio, cristão de fé vacilante, anseia por casar com a jovem grega e por a converter à sua religião, ainda que essa mesma conversão seja o primeiro passo para uma morte dolorosa.

John Henry Newman, cardeal católico do século XIX, contou, nesta narrativa, todo um percurso de descoberta e conversão por parte da mulher que viria a ser conhecida como Santa Calista. E se há algo em que o autor foi particularmente bem sucedida, foi na caracterização não só do cenário, mas também do pensamento da época. 

As descrições são claras e detalhadas, tanto nos aspectos mais belos da paisagem como nos mais tenebrosos da perseguição. E, ainda que esta caracterização se torne por vezes exaustiva, correspondendo a uma parte muito extensa de toda a narrativa, há uma certa envolvência poética na forma como os locais são apresentados.

O enredo, por outro lado, tem alguns elementos de estranheza. Tanto Calista como Agélio são personagens interessantes, mas, na imperiosa necessidade de explicar os motivos da conversão e uma possível representação do que seria, na época, a fé cristã, há, por vezes, comportamentos contraditórios da parte das personagens, aparentemente com o objectivo de encaixar nas questões teológicas abordadas ao longo do texto. E esta constante tentativa de inserir, até no mais simples dos pensamentos, uma mensagem religiosa, acaba por afastar uma boa parte da envolvência que poderia surgir entre o leitor e os protagonistas.

Uma leitura interessante, principalmente pelo poder das descrições e por alguns momentos de caracterização de personagens. Muito bem escrito, e cativante em vários momentos, não deixa de ter os seus pontos de interesse. Ainda assim, alguns excessos a nível de mensagem religiosa acabam por se tornar cansativos.

aqui

Deve ser um livro interessante.
Mais uma opinião:
A Aletheia publicou agora o livro Calista a Escultora Grega do Beato João Henrique Newman. Este livro é o romance histórico passado na província africana do Império Romano, no ano 250 dC.

O livro tem como pano de fundo a perseguição aos cristão lançado pelo imperador Décio. Após alguns anos de relativa paz a Igreja encontrava-se na altura amolecida. Muitos dos cristãos de então eram-no por convicção familiar. Faltavam bispos e padres e os cristãos começam a comportar-se como os pagãos.

O livro conta a história de uma pequena cidade, próxima de Cartago, onde quase não existem cristãos. Contudo a perseguição lançado por Décio e a paixão de Calista por um cristão levará ao renascimento da igreja africana. Tudo fruto do encontro com um homem: São Cipriano, bispo de Cartago.

A coisa que mais me comoveu neste livro foi a maneira clara como o Beato Newman explica que a fé nasce do reconhecimento de um presença. Um presença que corresponde de tal maneira que negar essa presença é pior do que a morte.

Embora escrito há 155 anos este livro podia ter sido escrito hoje, para nós. Num tempo que reduz a fé a um sentimento vale a pena ler esta grande mestre que o Santo Padre elevou aos altares.


aqui

6 comentários:

vp disse...

Santa tarde...

Estou a tentar escrever um resumo-crítica literária da obra...
logoq ue a tenha pronta partilharei aqui...

mas claro para perceber o que escrevo, certamente que será melhor lerem a obra...risadas... não é tarefa fácil, mas vale a pena ler o livro, embora por vezes crie algum cansaço... mas isso exlicarei depois na partilha....

Abraços no Pai...

vp disse...

Opsss. só agora dei conta que não posso tornar público a matéria que me vai servir de “base” para apresentar no exame, em função das questões ali colocadas! Julgo que serão mais tipo perguntas de desenvolvimento… logo verei… risos.. toca a estudar e depois se verá…

Peço perdão então, mas apenas vos enviarei por email essa partilha que peço não partilheis antes do exame…. depois do exame então publico aqui para não dar espaço a confusões …

È claro que é material totalmente da minha “pena” mas nunca se sabe ... e depois levaria tempo e trabalhos até desfazer as dúvidas nos examinadores até provar definitivamente que era material meu…!


Abraços em Cristo...

vp disse...

Hoje, quando estudava a obra de Calista…. Fiquei ”estarrecido”…. Quando Cecília se converte recebe a visita do Bispo Cecília e de um companheiro de missão já na prisão perto do martirío e pede que este a baptize…!
O Bispo acede e decide até dar-lhe os 3 sacramentos (Baptismo, Crisma e Comunhão- Eucaristia)…. porque sabe estar perto o martírio dela…!

Cecílio pede ao companheiro que é um diácono que a prepare urgentemente (1 hora na prisão…!) para receber estes sacramentos….
Sabem como se chama este Diácono que prepara Calista?

Victor…

Parei de ler e fui dar uma volta… arejar a alma e o olhar…. é claro que é apenas um romance… e não sou nada supersticioso.. mas… foi uma surpresa que mexeu comigo…. É claro que já tinha lido este cap. Mas passei por cima do detalhe antes…

Continuo em oração por todos… orai por mim…

vp disse...

Quando Calista se converte recebe a visita do Bispo Cecílio e de um companheiro de missão já na prisão perto do martirío e pede que este a baptize…!

desculpem o erro

Maria disse...

O meu sobrinho mais novo,que desistiu de Direito, fez a prova dos 23 anos para entrar em História...foram dadas vários temas para desenvolver,,,com opção de escolha do pretendido.

Penso q o seu esquema para a prova será semelhante.

Eu sempre lhe disse q antes de começar a desenvolver fizesse uma espécie de árvore com a sequência do q queria expor para evitar atropelos,esquecimentos ou repetições.

Teve 13...depois fez uma entrevista,mas só sabe o resultado no final do mês.

Oro pelo bom resultado.

Maria disse...

Dele e do Vp