*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O segredo da liberdade do Discípulo...!

(do Evangelho do 4ºDo. da Páscoa)
(paralelismo com a 1ªCarta de Pedro 2, 20-25)

Cada Discípulo é chamado hoje a tomar como modelo a vida de Cristo. Os Discípulos, ao identificarem-se com Cristo, agem como Ele e por isso, conseguem não só “resistir” aos sofrimentos como ainda amar aqueles que os perseguem.

Isto tudo só é possível porque Cristo já o fez por nós, e isso é uma realidade contínua e presente diariamente na vida de cada Discípulo como Experiência de Fé.

Em Pedro, a percepção do sofrimento parte sempre pelo próprio sofrimento de Cristo, e é nesse compartilhar que ele encontra a sua identidade total como Discípulo, e isso não acontece apenas como um IDEAL mas sobretudo como VIDA e EXPERIÊNCIA concreta que ele experimentou em toda a sua caminhada.

Nesta carta, Pedro descreve e até vai mais longe, “apontando” o sofrimento como um dos caminhos que dá forma à unidade e coesão entre os Discípulos, pois estes, quando orientam o seu sofrimento para o Senhor, recebem d’Ele a unidade e a força necessária para a vida onde certamente abunda a experiência do sofrimento.

Por isso, ao abraçar a sua própria cruz, Pedro compreendeu que não existe Cristianismo sem Cruz, sendo esta aquela que dá FORMA à verdadeira  IDENTIDADE de cada Discípulo.

Em Pedro, descobrimos que o segredo da LIBERDADE de cada Discípulo reside precisamente na sua DISPONIBILIDADE INTERIOR, mesmo até para a própria “submissão”, que aos olhos do mundo é “desconcertante” mas que acaba por torna-se o ANÙNCIO mais genuíno da PALAVRA quando transformado em caminho aberto para o outro chegar ao conhecimento de Cristo.

É nessa disponibilidade interior que se distinguem os verdadeiros Discípulos. São esses que sabem e conhecem a verdadeira voz do Pastor, esse PASTOR que nos fala o Evangelho deste 4º Domingo de Páscoa, Aquele a quem escutam e seguem mesmo no meio do próprio sofrimento que os habita.

A MEDITAR: Como acolho o sofrimento na minha vida? Qual é a minha resposta da Fé quando faço a experiência do Sofrimento? De que forma sou testemunho de Cristo no meio do sofrimento do mundo?
vp.
(cont. do caminho com S.Pedro) 

Sem comentários: