TEXTO CORRIGIDO...!
(do Evang. do 3ªDom de Páscoa)
(paralelismo com o Cap.2 de Actos )
A “EXPERIÊNCIA da FÉ” do “Caminho de Emaús”, à semelhança da experiência daqueles dois Discípulos, continua ainda hoje, a ser para muitos, a experiência da derrota, da decepção, da humilhação! Infelizmente, ele ainda não se tornou definitivamente o Caminho de Deus para muitos Discípulos de hoje!
Afinal, quais são as CAUSAS que dão forma e repetem no Caminho do Discípulo de hoje a mesma EXPERIÊNCIA da FÈ dos Discípulos de Emaús?
Poderíamos apontar por exemplo as “limitações” que cada um de nós coloca à ACÇÃO do Senhor. Como Pedro e os Discípulos, esperamos e exigimos que Jesus nos satisfaça todos os nossos desejos e necessidades. Quando isso não acontece, logo surgem as DECEPÇÕES como aconteceu em Emaús.
Outra causa tem a ver com o PODER. Os Discípulos e aquele povo esperavam de Jesus a libertação a partir da força e não aquela que ali acontecera na Cruz que surgia aos seus olhos como uma derrota.
Por fim, poderíamos falar da incapacidade que temos para acolher e perceber o “TEMPO de DEUS”: Muitos ainda não percebemos que o tempo de Deus não é o nosso tempo! E depois surgem as queixas como aconteceu com aqueles dois Discípulos:
“…este é já o terceiro dia que isto aconteceu”. (Lc 24,21)
Certamente que existem outras causas que estiveram presentes naquele caminho de Emaús, mas parece-me que a mais forte residia na INCAPACIDADE destes dois Discípulos, de colocarem a sua ESPERANÇA somente em Jesus.
No entanto, apesar de toda a infidelidade e incredulidade Jesus faz-se presente, Ressuscitado, revelando-se a Pedro e aos Discípulos que nesse ENCONTRO, passam a perceber o significado de Emaús, nesse DEUS que vai ao encontro de todas as nossas incertezas, dúvidas e até abandonos... por isso as palavras de Pedro mas tarde na sua 1ª Carta:
“Por isso, de ânimo preparado para servir e vivendo com sobriedade, ponde a vossa esperança na dádiva que vos vai ser concedida com a manifestação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1,13)
Jesus está ali… Ele havia RESSUSCITADO, vencido a morte, e essa é a ESPERANÇA que quer oferecer no CAMINHO da Fé a todo(a) aquele(a) que responde à Sua CHAMADA ainda que carregando as suas fragilidades humanas, que estavam presentes em Pedro e estão presentes também hoje em todos aqueles que trilham esses “Caminhos de Emaús” nas Experiências da Fé.
A MEDITAR: Qual é o meu Caminho de Emaús? O que está ainda a impedir-me de ver que o Senhor vai ao meu lado, está comigo, que já ressuscitou? E se já encontrei o Senhor, será que já O convidei a ficar comigo, na minha vida, como aqueles Discípulos ?
vp.
(cont. do retiro com S.Pedro no Discipulado)
3 comentários:
"Fica connosco Senhor..."
Sim que seja sempre o desejo de cada coração que aqui chega a este espaço de Deus... outro "caminho de Emaús".. como tantos por esses trilhos da Fé...
Santa noite a todos...
Peço perdão, mas tive que ajustar a partilha e tornar mais simples...!
Fica connosco,Senhor,porque anoitece!
Enviar um comentário