*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 19 de maio de 2011


(da 2ª leitura deste 5ºDom de Páscoa)
1 Pedro 2, 4-9

Pedro fala-nos neste texto de uma ESCOLHA que o Senhor fez em relação a ele e aos cristãos do seu tempo, e continua a fazer ainda hoje com cada um de nós, também seus Discípulos, algo que é tremendamente importante e que nos ajudará a compreender a nossa verdadeira IDENTIDADE como Discípulos no Caminho da Fé!

Nesta ESCOLHA, o Senhor faz de cada Discípulo as PEDRAS que compõem e constroem esse Templo Espiritual, que é a sua IGREJA imprimindo assim a verdadeira IDENTIDADE a cada Discípulo que faz parte dessa construção, dando forma ao CORPO ESPIRITUAL.

Certamente que Pedro havia aprendido ao longo da Caminhada de Discípulo, que isso só se torna possível se a BASE onde forem colocadas essas PEDRAS é a ROCHA…

Pedro sabe também que, mesmo sendo ele uma pedra importante, isso não basta se na construção desse Edifício não forem também usadas as outras PEDRAS, todos aqueles e aquelas que nas suas múltiplas formas e cores dão forma à Igreja.

É na Caminhada do Discípulo que ele aprende também que na CONSTRUÇÃO desse Edifício, o único CIMENTO que une essas pedras e lhe dá a solidez necessária é o AMOR.

E esse AMOR nasce num processo de edificação gerado pelo Espírito Santo através da misericórdia; a temperança; a esperança; a paciência e outras que dão a FORMA final a esse “Cimento Espiritual”.

Finalizando, é também importante percebermos que este Edifício não é apenas um “espaço”, mas é acima de tudo VIDA gerada nos SACRAMENTOS num constante MOVIMENTO de Regeneração e Perdão ofertados pela GRAÇA que dá FORMA aos gestos de Comunhão e Amor entre todos aqueles(as) que fazem IGREJA.

A MEDITAR: Que tipo de “pedra” sou eu e qual o meu lugar na construção da Igreja? A Igreja da qual eu sou uma parte da construção como “pedra-discípulo” é feita de pedras vivas ou pedras mortas? Como posso construir uma Igreja de pedras vivas?
vp.
(estudo em S. Pedro) 


Sem comentários: