*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Retiro na cidade - 30

A Palavra de Deus

« Quem ama o seu irmão permanece na luz […]Mas quem tem ódio ao seu irmão está nas trevas e nas trevas caminha, sem saber para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. »
Primeira carta de São João, Cap 2, vers 10 e 11

A meditação

Os filhos do paraíso

São João tem o mérito da clareza. Ele foi o discípulo bem-amado de Jesus: Ele sabe do que fala quando sugere que o amor ilumina.

É o mesmo São João que nos ensina quase num único movimento na sua primeira epístola, que Deus é amor e que Deus é luz. Como se, no final das contas, ver e amar não fossem uma única e a mesma coisa.

Se isso é verdadeiro, nós medimos o alcance sem precedentes dos gestos de Jesus quando ele dá a vista aos cegos: ele arranca-os à obscuridade do pecado e da violência para os estabelecer na santidade, ao amor e à luz. Ele dá-lhes que «que vivam na luz» para que à volta deles eles se tornem luz.

Uma pequena história: num dia de muito sol, um rapazinhos visita uma ogreja com a sua mãe e faz com ela o inventário dos rostos luminosos e coloridas que ornamentam os vitrais. Um vitral da Natividade, um outro para a Anunciação, Santa Teresa…Eles chegam diante de uma capela lateral inundada de sol e o miúdo pergunta: «e este é quem?» A mãe não sabe e responde: «é um santo que ora…Tu sabes o que é um santo?» O rapaz reflecte durante alguns momentos e responde: «é alguém que deixa passar a luz».


3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Nós somos a luz do mundo-disse Jesus...
Mas estamos tão embaciados...

Rui Melgão disse...

Oremos, no nosso silêncio interior meditando sobre o que em nós ainda é baço e que não deixa passar a luz... Senhor ajuda-me para que eu faça da minha vida um bonito vitral onde toda a tua luz passa para o mundo!

Ideia engraçada esta, é como se o mundo fosse uma casa muito escura dependente de alguns poucos vitrais que vão deixando passar a luz...

Maria disse...

no Evangelho de Marcos 9, 50; em Mateus 5, 13-14 e no Evangelho de Lucas 14,34 e seguintes está escrito que somos a luz do mundo.

Mas logo quase a seguir de ter dito isto,os apóstolos chegam-se a Jesus, em pézinhos de lã, para saberem qual seria o mais importante.

E lá se vai a nossa transparência para deixarmos passar a luz de Cristo!