*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 10 de março de 2011

Discipulado Quaresmal...

1º Caminho:

"A Experiência das Tentações"

(Fontes Bíblicas:Mateus 16, 13-28)

É na condição normal de homens e mulheres que somos, que se dá o acontecimento das “Tentações”. Não existe vida nem caminho do Discípulo sem a “Experiência das Tentações”. Aconteceu com Pedro, aconteceu com o próprio Mestre e acontece ainda hoje com cada um de nós.

No entanto, Jesus, ao fazer a “Experiência das Tentações” coloca-se sempre na dependência total do Pai. A Sua atitude perante as tentações não é de procurar imediatamente a solução mas sim descansar na ORAÇÂO e CONFIANÇA de quem vive na CERTEZA da presença do PAI que dará a vitória sobre a tentação.

Já em Pedro, verificamos que este ao fazer a “Experiência das Tentações”, os seus passos oscilam quase sempre entre o medo que resultava em negações e quedas constantes, ou, por outro lado, na euforia da força humana de quem tenta até impedir o Mestre de seguir o caminho do sofrimento que passava pela Cruz na REDENÇÃO que o Discípulo ainda não entendera.

Quantas vezes também nós, bem à maneira de Pedro, oscilamos entre esses dois caminhos, porque como este Discípulo, ainda não percebemos que o caminho do Discipulado passa sempre pela Cruz: “Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me” (Mt 16,24).

Como aconteceu com Pedro, a “tentação” mais difícil de vencermos, é “aquela” que nos leva a enfrentar as tentações apenas com as nossas forças e orgulhos. E como se não bastasse, “levamos” ou “empurramos” os outros a fazer esse mesmo caminho. Essa foi uma das maiores tentações que o Discípulo experienciou com Jesus e por isso teve que reaprender o caminho da Fé.

Não é por acaso, que num dos momentos mais intensos da sua caminhada do Discipulado, quando Jesus lhe pergunta pelo AMOR, Pedro responde: “Senhor, tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo!” (Jo 21,17).

Pedro “sabe” que Jesus o conhece totalmente. Como Discípulo, está consciente da sua incapacidade total de vencer os factos esmagadores da sua fragilidade humana perante as tentações com argumentos ou mesmo com penitências, e por isso apenas recorre a uma certeza:

Jesus conhece o meu coração e só em união com Ele, que viveu também a “Experiência da Tentação” eu poderei vencer.

A resposta de Jesus a Pedro é sempre uma resposta de CONFIANÇA! Ela também pode ser a resposta a cada um de nós, hoje, agora mesmo: “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16,33).

A MEDITAR:

Quais são as verdadeiras tentações que estou a viver?

De que forma estou a enfrentá-las?

Sou um instrumento de tentação ou de libertação para aqueles que caminham e vivem ao meu lado os caminhos da Fé?
vp. 


(Retiro Quaresmal: inserido no caminho do Discipulado que estamos a percorrer neste ano pastoral)

3 comentários:

vp disse...

Sei que já temos um caminho para esta Quaresma que é o “Retiro na cidade” que a Ana vai traduzindo com amor.

No entanto, não quis deixar de partilhar também um espécie de retiro que começamos nesta 4ª Feira de cinzas e que se prolongará durante as 5 semanas da Quaresma na nossa Paróquia inserido no Discipulado com S. Pedro.

Serão 5º Temas (caminhos)… espero que tenham tempo e coração também para ler e meditar nestes caminhos… risos…

Estes caminhos irão sendo publicados a cada semana na nossa Folha Dominical. (como sempre, cabe a este servo inútil lançar as palavras que deseja se tornem em sementes de Discipulado…).

uma Santa Quaresma para todos…

vp disse...

Lamento mas tive que fazer correcções de última hora... para "ajustar" com a mensagem de Bento XVI... que também servirá como ponto de referência para esta Quaresma aqui...

Santa tarde então... e desculpem...

Maria-Portugal disse...

Foi como Filho que Jesus enfrentou as tentações,tb nós somos filhos,mas tão frágeis que só no Irmão Primogénito,poderemos resistir...