*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 29 de março de 2011

Retiro na cidade - 20

Foto tirada da net

A Palavra de Deus

« e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. »
Livro dos Génesis, Cap 1, ver 2.

A meditação

O dom da água

Deus não é escravo de um lugar. Ele que é o criador de todas as coisas, podemos encontrá-lo por todo o lado e a natureza é um espaço privilegiado para esse encontro. O primeiro livro da Bíblia fala-nos de uma das questões fundamentais para todo o homem: a sua origem. Sabemos que foram precisos milhões de anos para que o planeta se tornasse tal como é hoje. Mas o autor inspirado quis abrir-nos os olhos para os símbolos deste belo presente de Deus que é o planeta azul. A água é bem o elemento de origem de toda a vida. O Espírito de Deus está lá como um pássaro incubando o nascimento de toda a vida. Não podemos viver sem água. Pelo dom da água e do Espírito, a origem é como que sem cessar renovada, cada dia pode ser um primeiro dia, cada acordar pode ser nascimento.

O espírito de Deus pairará sempre, acompanhando-nos no fio de água da nossa vida que certamente não será um longo rio tranquilo. Não será um acaso se a água é uma matéria do sacramento do baptismo, o sacramento da origem já que nos torna «filhos de Deus», adoptados de Deus, família de Deus. Estamos em perpétuo nascimento por essa água das origens, objecto da protecção de Deus como no primeiro dia… Dom da criação, dom da nossa vida de homem, dom da água. Desconfiemos da água que dorme, despertemos no dom de Deus!

Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2011-03-28

Sem comentários: