*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O verdadeiro Sabor...!

(do Evangelho deste 5ªDomingo do T.Comum)

Durante a caminhada como Discípulo, Pedro foi experimentando e descobrindo com Jesus a verdadeira dimensão deste SAL que nos é descrito no Evangelho deste Domingo por um dos seus companheiros, Mateus. Pedro vai percebendo que a ênfase que Jesus dá ao SAL não está relacionado com as suas propriedades, mas sim no SABOR, aquele que deve ser como  sal que é na realidade, e não qualquer outro “sabor” que o Discípulo possa acrescentar, como quem tenta desvirtuar a realidade daquilo que se é e se vive como homem!

Pedro aprendeu que para ser Discípulo é preciso deixar de “existir” para si mesmo, pois o sal que é visto não é sentido e que só deixando-se provar é que saberia se realmente carregava algum SABOR.

E esse deixar-se provar acontecia no meio do mundo, no concreto da sua existência e caminhada como homem! Percebeu que o sal no Discípulo perde o sabor quando este nega em si mesmo a sua VOCAÇÃO que é a de DAR-SE, dissolvendo-se, aceitando a sua missão de ser sentido sem ser visto, de ter mais alegria em dar gosto.

Na experiência que faz da Fé, Pedro aprende que agora já não basta ser apenas SAL, mas também é preciso ser LUZ, essa luz que ao entrar na dimensão total do seu Ser torna transparente o coração e a vida do verdadeiro Discípulo, aquele que já nada tem a esconder, permitindo que os outros vejam o que ele é verdadeiramente, nessa experiência de quem já recebeu o OLHAR de Jesus que pergunta constantemente: “Pedro, amas-Me”… na experiência da Fé de quem também responde: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo, sim, Tu sabes tudo…”

Será que somos também  Discípulos que desejam ser visíveis no mundo? Qual é o sabor do sal que carregamos nos nosso corações? Qual é a força e a intensidade da luz com que iluminamos o caminho dos que fazem o caminho da Fé connosco? Qual será o olhar do outro lado, esse mundo que vai provando diariamente o “sabor” que levamos em nós?
Vp
(continuação do estudo em Pedro publicado na Folha Dominical) 

4 comentários:

vp disse...

Pelos comentários abundantes sente-se que esta sopinha de letrinhas ou ficou insonsa demais ou então o mais certo é ter ficado de tal maneira intragável tal o sal que certa mão que conheço ali lançou…

…talvez esteja mesmo salgada demais para ser comida à mesa da partilha… risotas… tudo bem… para a próxima terei mais cuidado com o sal… já agora, alguém pode acender a Luz neste espaço de partilha… !

Com Deus caminhamos… mais salgados.. ou mais insonsos, mas o que importa é que ainda sirvamos para dar SABOR neste mundo…. E tenhamos alguma luz para oferecer, mesmo que ela seja ténue e fraquinha sempre ajuda a ver o caminho…. E bem precisamos todos disso… coragem …

santa semana a todos...

vp disse...

Todos como Discípulos de Jesus somos chamados a ser SAL e LUZ no mundo... não esqueçam isso... jamais...

vp disse...

nem imaginam o que vale uma pequena luzinha no meio da escuridão do caminho... dá para ver muito mais além do horizonte da esperança acreditem...

o quanto ao sabor... percebo que sal em demasia faz mal à saúde.. mas não se pode ficar por meios sabores... ou ser frios ou quentes..porque se ficarmos por mornos...

..... bom, nem me atrevo a repetir aquela do "vómito" apocalíptico......((Ap. 3:16) ... melhor calar e ir dormir... ou ainda apanho com a colher de pau de alguma açoreana ou outras abadessas madres e mailas enfermeiras de tocas angelicas... risadas....

santa noite...

Maria-Portugal disse...

Jesus disse como somos o sal da terra no código do cristão,proclamado na montanha:desprendidos,misericordiosos,ávidos de justiça,compadecidos,promotores da paz,de coração limpo,preferindo a perseguição à renúncia de identidade.

Só assim a nossa luz poderá atraír para Cristo.