*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ecumenismo: Unidade dos cristãos passa pela reconciliação


Grupo Ecuménico Jovem em destaque no Programa da Igreja Católica na Antena 1

Lisboa, 19 Jan (Ecclesia) – O Grupo Ecuménico Jovem considera a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos como um tempo de reconciliação para a Igreja Católica, e uma resposta ao desafio de Deus, que chama cada homem ao encontro com o próximo.

“Às vezes, transportamos muitas dores, outras vezes pessoas, com as quais nos precisamos de reconciliar. E é com pessoas reconciliadas que o ecumenismo pode acontecer” sublinha João Luís Fontes, em entrevista ao Programa da Igreja Católica na Antena 1.

Desde o seu “nascimento”, em 1999, que o Grupo Ecuménico Jovem (GEJ) aposta no encontro e na partilha de projectos e ideais entre cristãos.

Um trabalho ambicioso que reúne à volta da mesma mesa responsáveis das Igrejas Católica, Presbiteriana, Metodista e Lusitana.

Todos os anos, este Movimento ganha maior visibilidade através de um Fórum Ecuménico Jovem, onde são debatidos temas de actualidade.

“Procuramos sempre ver qual é o tema europeu desse ano e, de certa forma, encaminhar a reflexão do próprio fórum nesse sentido, percebendo como é que o facto de sermos cristãos pode ser uma mais-valia e um contributo” explica João Luís Fontes.

No contexto do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, que a União Europeia assinalou em 2010, o último Fórum Ecuménico Jovem foi dedicado ao tema “Quem é o meu próximo?”.

“E de quem é que eu me faço próximo?” é a pergunta que o GEJ deixa no ar, e que ficar também como ponto de reflexão, nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se assinala até dia 25 de Janeiro.

O trabalho realizado pelo Grupo Ecuménico Jovem vai estar em destaque hoje
Ecclesia

Uma longa estrada...

1 comentário:

vp disse...

já falei com alguns dos jovens que pertencem a este movimento.... ainda muito a fazer neles e em nós todos....