*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pérolas a afundarem-se definitivamente...!

...
Irmã Maria... como é possível, em tais condições...! Não percebi muito bem...!

Bom, deixarei apenas em forma de comentário a cada pedaço de texto retirado da partilha: "As pérolas emergem,se...", sublinhando ( o sublinhado é meu) aquilo que me pareceu à partida um terreno minado para que nele possa brilhar alguma pérola:

"… segundo as exigências de alguns contextos culturais, de pessoas que partilham, por um certo período de tempo, a vida comunitária e a específica consagração contemplativa ou apostólica do Instituto, sempre com a condição, obviamente, de que a identidade da sua vida interna não sofra dano….”

As pérolas jamais verão a luz do dia, antes pelo contrário, elas ficarão cada vez mais submersas se a sua presença for “tolerada”, porque pautada por exigências de “contextos culturais” que não passam por ser apenas produtos embrulhados no pacote dos “Selfs” que tem na sua preocupação primeira, o proteger-se dos “danos” que possam minar toda a estrutura e alicerces que mantém em pé esse edifício identitário criado pelo SELF...

“É justo rodear de grande estima o voluntariado que vai beber às riquezas da vida consagrada…”

A vida consagrada bebe das fontes que são a Palavra, jamais o contrário… ela só por si, não passa de um projecto humano, por mais boas que sejam as intenções de quem a forma…! Se o voluntariado bebe de fonte inquinada, tudo ficará enfermo à partida…!

“Há que ter em conta ainda que as iniciativas, onde estejam envolvidos leigos ao nível mesmo de decisão, para serem consideradas obra de determinado Instituto, devem propor-se os fins deste e serem concretizadas sob a sua responsabilidade. Por isso, se os leigos assumirem a direcção de tais iniciativas, da mesma terão de responder perante os Superiores e Superioras competentes.”

Só pela Graça as obras que são geradas pela vontade e força do ES valem… e os fins são sempre os do AMOR… e o único a quem teremos de responder é a Deus… não a homens…!

“ É conveniente que tudo isto seja contemplado e regulado por específicas directrizes dos diversos Institutos, aprovadas pela Autoridade Superior, nas quais estejam previstas as respectivas competências do próprio Instituto, das comunidades, dos membros associados ou dos voluntários. As pessoas consagradas, enviadas pelos seus Superiores e Superioras e sempre na dependência dos mesmos…."

O Espírito Santo não é “regulável” por directrizes humanas, Ele actua onde quer, está onde quer e escolhe quem quer…. A única “dependência” está na Graça do Pai… não em organizações humanas…

5 comentários:

Maria disse...

a mim o q me disse bastante foi o "aliviar o sofrimento humano"neste documento de J:P:II dedicado à vida consagrada.

Se mesmo que gradualmente for entendido que o amor a Deus,a intimidade com Ele, não se pode desligar do serviço dos mais necessitados as pérolas saiem do casulo,sim.

Os passos são curtos depois de tantos séculos,mas já é uma luzinha!

vp disse...

Ò santa irmã… sim, claro… tudos e resume ao AMOR... no Amor vos conhecerão.. sim.. isso é tudo... e essa missão está à mão de qualquer um... leigo ou não, consagrado ou não... é mandamento para todos...
.. e é certo que existem muitos através das ordens e outros espaços e instituições a fazer o Bem, a amar, a aliviar o sofrimento.. mas que nunca esqueçamos as palavras do Mestre nesse carta tão preciosa que Paulo nos legou:
1.ª Coríntios 13 … nela está resumido tudo o que quis dizer...
Cântico do Amor

" Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, sou como um bronze que soa
ou um címbalo que retine.
2Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios e toda a ciência,
ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas,
se não tiver amor, nada sou.
3Ainda que eu distribua todos os meus bens
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver amor, de nada me aproveita.

4*O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
5nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
6Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
7Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

8*O amor jamais passará.
As profecias terão o seu fim,
o dom das línguas terminará
e a ciência vai ser inútil.
9Pois o nosso conhecimento é imperfeito
e também imperfeita é a nossa profecia.
10Mas, quando vier o que é perfeito,
o que é imperfeito desaparecerá.
11Quando eu era criança,
falava como criança,
pensava como criança,
raciocinava como criança.
Mas, quando me tornei homem,
deixei o que era próprio de criança.

12*Agora, vemos como num espelho,
de maneira confusa;
depois, veremos face a face.
Agora, conheço de modo imperfeito;
depois, conhecerei como sou conhecido.
13*Agora permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor;
mas a maior de todas é o amor.

vp disse...

o que anseio verdadeiramente é que essas pérolas saiam definitivamente dos casulos que foram tecidos ao longo dos tempos... isso sim...

... precisamos ansiosamente e é mesmo vital hoje mais os gestos do que oraçãos... de que me vale orar se depois isso não se traduz na minha vida...!

Quando o abraço acontece aí já está a acontecer oração... o inverso é apenas mentiras...

Por isso vim para fora... para o mundo... é aqui que precisam de mim, não num qualquer casulo... ou saleiro... por mais belo que seja a minha vida e caminho neles...

vp disse...

A Oração aliemnta a minha vida, ela é vital sim para que mantenha a relação e comunhão com o Pai e com os meus irnãos...... mas ela morre se na vida não encontrar eco... e esse eco é o AMOR actualizado a cada momento...

Maria-Portugal disse...

pois é!