*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Olhar de Jesus e a Resposta do Discípulo...!


“Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O.” (in Evangelho do 3ºDom do T.Comum)


Deixar-se OLHAR…. Deixar-se CHAMAR... interpelar pelo Senhor que nos encontra!

O caminho do Discípulo é sempre um caminho por onde passa o Senhor que nos vê, e nos olha pessoalmente, ainda que pensemos estar sós, anónimos no meio da multidão.

Aconteceu com Zaqueu no cimo daquela árvore; aconteceu com Maria em Nazaré uma pequena aldeia da Palestina; aconteceu com Pedro numa praia cheia de gente que escutava o Senhor ao largo da Galileia.

Estes encontros jamais teriam sido escritos na história da salvação dos homens se todos aqueles a quem o Senhor olhou na sua Misericórdia e na sua Graça não se tivessem deixado olhar por Deus e depois respondido!

Aconteceu com todos os que foram chamados por Deus no Antigo Testamento… aconteceu com todos os que foram chamados pelo Senhor no Novo Testamento… acontece ainda nos nossos dias com todos aqueles que se deixaram olhar e responderam: Teresa de Calcutá; Francisco de Assis; João Paulo II… tantos que hoje fazem parte do livro dos Santos nessa história da humanidade que está cheia de encontros entre Deus e os homens.

Pedro não só deixou-se OLHAR, ele foi ao encontro do Senhor, respondeu com um SIM à Sua Chamada, deixando tudo, como Zaqueu que abriu as portas da sua casa ao Senhor… como Maria no “faça-se em Mim a Vossa vontade” no encontro com o Anjo do Senhor.

E nós, já nos deixamos OLHAR pelo Senhor?

E se nos deixámos Olhar, qual foi ou qual é a nossa RESPOSTA?

E essa Resposta está a ser ACTUALIZADA num processo contínuo de renovamento do nosso SIM todos os dias na nossa vida ou já a deixamos arrefecer, fruto dos desânimos, das decepções ou outros obstáculos do caminho?

(publicado na Folha Dominical deste 3ºDomingo do T.Comum inserido no estudo sobre S.Pedro)

10 comentários:

um irmão. disse...

Bom... J.PauloII ainda não foi canonizado.."oficialmente"...risos.. e tantos outros que são santos e não estão inscritos nos livros da Igreja humana...

Só a misericórdia do Senhor realmente...

Santo fim de semana a todos...

vp disse...

Bom, um texto um pouco mais "hermétido".. para consumo oficial... bem que seria se pudesse expandir-me com as rebeldias de andarilho por estes págians da F.Dominical..mas o lápiz azul está atento..risos...

mais vale o pouco ... sempre se mantem assim a porta aberta...

MARIA disse...

Mas ontem em Marcos houve uma segunda escolha....como interpretar? Um primeiro e um segundo chamado?

maria disse...

Marcos 3,13

Anónimo disse...

Penso que o mais "importante" é perceber que Jesus chama..

como e a quem, só Ele pode dar as razões...

a nós, o que importa é deixar que Ele nos Olhe e como Respondemos... as formas e os caminhos cada um sabe...

as fontes só tem sentido e dão sentido ao acontecimento na forma como as olhamos e as lemos com o Olhar de Jesus...

vp disse...

anónimo é moi, o vp..desculpem

Anónimo disse...

Olhar com o olhar de JESUS...quem dera!!

Mas o meus olhos estão velados por uma sombra que os Dele nunca tiveram!

Maria-Portugal disse...

era moizinha mesma no anterior comentário.

Rui Melgão disse...

Engraçado que no próximo fim de semana vou estar no campo com os escuteiros e os herois modelos do acampamento serão S. Pedro e S. Tiago... Há dias que ando a reflectir na temática, deu jeito esta achega, lol

No chamamento o que mais me impressiona é que Cristo pouco fala no convite que faz... Que segurança, que paz e que firmeza apresentava aquele olhar, para aqueles homens se lançarem assim sem mais nem menos a aprenderem a serem pescadores de homens...

Maria disse...

Mas Jesus foi fazendo um afinamento dos chamados...houve quem o quizesse seguir e Ele não achou conveniente.

Assim interpreto o segundo chamado em Marcos...confirmou os primeiros e completou o chamamento...talvez depois e alguma observação.