*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Chamados a ser Pobres...!

do Evangelho deste 4º Domingo do Tempo Comum....

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu”. (Mt 5,3)

Ser pobre é ter todo o dia que mendigar, precisar do que o “outro” me dá. E este outro tanto pode ser o Senhor como qualquer um que passa na nossa vida e que nos oferta não só a sua riqueza mas também a sua pobreza, sobretudo aquela que depressa tentamos rejeitar porque ela não “interessa” aos nossos projectos de vida!

O Apóstolo Pedro deixou tudo e seguiu o Senhor tornando-se pobre. E tornou-se pobre porque tinha paixão pela riqueza no Evangelho, a sua pobreza era uma grande abertura à vida de Jesus mesmo na grande contradição que era como homem!

Mas, apesar de toda a sua “contradição”, é precisamente esta pobreza que vai se constituir na segurança da sua personalidade. Na sua vocação contraditória, como são todas as vocações verdadeiras, aquelas que se tornam “escândalo” para o mundo, Pedro deixa tudo para viver para Ele ofertando aquilo que é, a sua realidade como homem, mergulhando na sua Palavra como se fosse um novo Baptismo.

E é na sua realidade que Pedro vai-se lançar no SEGUIMENTO apoiado apenas na Fé que passa a tornar-se “confiança” na “fecundidade” de uma “Palavra Misteriosa” que em Jesus se torna VIDA concreta aos seus olhos.

Pedro torna-se pobre pelo desejo. Ao ser chamado por Jesus a testemunhar, nessa dimensão que não é saber se tivemos êxito ou fracasso, mas sim a saber se TESTEMUNHAMOS, seja na doença, no êxito ou no fracasso, como Pedro a quem o Senhor confia uma MISSÃO, também nós somos chamados a mergulhar na Palavra que gerará fecundidade nas nossas vidas e naqueles que nos rodeiam!

Conhecemos a vida de tantos homens e mulheres que se tornaram “pobres” por Amor a Cristo, no desejo que tinham de O seguir, mesmo sabendo das suas outras pobrezas que habitavam no barro das suas humanidades e por isso lhes chamamos “Bem-aventurados” como aqueles a quem Jesus se refere neste “Sermão das Bem-Aventuranças”!

Como aconteceu com Pedro e todos eles, Jesus também nos chama a ser POBRES, a viver naquela pobreza que depende apenas da Sua Misericórdia .

Qual é a nossa RESPOSTA? Desejamos mesmo ser  esses “Pobres” a quem o Senhor chama de “Bem-Aventurados”…?
                                                                                                                    VP.

(continuação do estudo sobre S. Pedro "Pedro chamado a ser pobre".. publicado na Folha Dominical deste 4º Domingo) 

1 comentário:

vp disse...

Santa tarde a todos..
.
O Livro-Sebenta esgotou-se, o que é bom sinal...

Continuamos no caminho de Pedro... estou a escrever em cada Domingo uma abordagem a partir deste Apóstolo e em várias dimensões (esta é a pobreza) a partir do respectivo Evangelho...

Espero que esteja simples e acessível a todos para alimento...

Santo fim-de-semana no Pai.