*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 27 de junho de 2010

vinho novo


Voltarem os ouros,as rendas,o latim,os rituais pesados ,as vestes longas,os cabeções,as batinas,as devoções do infantilismo religioso.

Meu Deus,só me faz lembrar o querer meter o vinho sempre novo,sempre estuante,sempre vivo, em odres já rachados,já velhos.E vão rebentar sem que daí venha um anúncio mais eficaz do Evangelho.

Chamam regressar à tradição,mas a tradição não pode ligar-se a metade da marcha do povo cristão,tradição nascida do concilio de Trento, mas sim à tradição da igreja nascente de Jerusalém,com Cristo a presidir.E nessa tradição das origens não havia nada disso.

Será que os actos dos apóstolos não são mais conhecidos?

5 comentários:

Fora-da-lei disse...

concluindo os cabeçudos continuam...rsrs

irvictor disse...

Bem dizi a minha Tia Naftalina, o que esta gente precisa é de uns bons sopapos de criolinas pelas batinas abaixo para limpar as cabeças rançosas de Trentos...

O pior é que os recionários de Trento abundam pelos santuários, ali é só ninhos de vespas tradicionalistas... Deus nos guarde de tais ferroadas...

Maria-Portugal disse...

tradicionalistas ,sim,mas não os das batinas...os da fracçao do pão com simplicidade e despojamento.

A glória de Deus é o homem vivo como dizia Santo Ireneu de Lião e não fitas e laços,metais e pedras preciosas.

ladoalado disse...

Maria, andamos desencontradas...mas neste assunto pensamos de modo muito semelhante. A hierarquia da Igreja faz-me lembrar aquelas velhas senhoras (da nossa idade, digamos) que, com saudades dos tempos áureos da vida, vão à caixa dos cosméticos e carregam nas tintas, sacam dos vestidos decotados e justinhos, guardados no baú e se convencem depois que o tempo realmente voltou para trás.
Melhor seria recuperar o olhar límpido e o sorriso da criança que todos temos cá dentro, pois é nela que ainda é possivel depositar a Esperança no Encontro.

Maria disse...

Se é que aqueles tempos da Igreja eram mesmo os tempos áureos da vida da esposa de Cristo,como pensam, ou apenas manchas e rugas herdadas do império,impeditivas do Reino.

Menina,msn...telefone...nada de nada....mas se esta é a via possível aqui estão os meus agradecimentos pelas dádivas preciosas.