*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 27 de março de 2010

Sobre algumas interrogações que levantei na partilha anterior...!

Percebo que certo tipo de “abordagens” no campo da espiritualidade, podem provocar mais desânimo e confusão do que ajuda para quem deseja encontrar alguma luz nesse espaço-caminho que se tem tornado tantas vezes como um túnel mais obscuro do que iluminado como já tantos passaram e experimentaram ao longo da sua caminhada da Fé…. estou-me a recordar de um S. João da Cruz e outros muitos…

A verdade é que até hesitei em colocar aqui esta partilha, havia colocado no meu espaço-blog, e ali assumo plenamente as interrogações que levanto, está lá um contacto para quem quiser levantar questões ou contactar-me, nunca fechei a porta ao diálogo…

Mas aqui…. pensei que seria de certa forma alguma “intrusão-violência” da minha parte trazer para este espaço, este tipo de diálogo-discussão…! Quase me senti tentado em apagar… e se acharem por bem, apagarei… não foi de forma nenhuma minha intenção a de provocar danos fosse eles de que forma fossem…!

No entanto, antes de a apagarem gostaria de deixar um desafio: se tiverem o cuidado de ler devagar e atentos ao conteúdo daquela partilha, o que creio terem já feito, pois conhecem bem os riscos de uma leitura apressada e desatenta neste tipo de intervenções, certamente que não encontrarão em alguma parte da partilha, alguma sugestão mais escondida para deixarem de ler as Escrituras, ou que elas não são de conteúdo Sagrado ou que seriam objecto e forma de fuga à realidade da vida, seja a terrena, seja a do campo espiritual para quem as lê…! Nem me passa tal pela cabeça… e não tenho nenhuma dúvida que elas são Sagradas…!

Samuel e NIra meus irmãos em Cristo, descrer ou “levar a descrer” alguém daquilo em que acredita, é sinal que inquieta e revela de certa forma “alguma insegurança” naquilo em que se acredita…!  Posso sim e acolho as fragilidades do caminho, mas descrenças só porque alguém partilha visões e experiências diferentes do caminho com Deus,  deixa-me alguma inquietação…! Talvez isso sim, talvez revele algum desequilíbrio na forma como certas verdades foram ensinadas ou partilhadas, numa catequese ou um caminho mais redutor…!

Bem tentei e foi esse o “objectivo” de chamar a atenção para uma leitura mais "fundamentalista e endeusada" (Maria) da Palavra escrita…!  Afinal, o que me preocupava e preocupa é olharmos a Palavra em função do nosso olhar e do olhar de outros tão impregnados de coisas e doutrinas bem ao jeito judaizante, e perdermos o verdadeiro tesouro que ela contém!

Reduzir a Palavra apenas à letra será também como que reduzir a força que o Espírito Santo pode fazer e provocar nela… È claro que “a Letra pode vivificar numa alma.” (Aurora) …essa a razão porque disse e não sou eu o que escreveu isso, que as Escrituras são parte da Revelação, mas não são a Revelação total… não esqueçam, são parte da Revelação e ela só passará nos muros dos nosso olhares e dos nosso corações se os derrubarmos totalmente…! Ora isso só acontece pela força do mesmo Espírito Santo…! A letra passará a ser palavra de Deus e vivificará almas se ela for tocada e olhada pelo olhar e com o olhar de Jesus…!

Afinal, quem nos leva à Palavra… senão o próprio Jesus que vive em nós…! È Ele que nos leva ao desejo de conhecer melhor o Pai… nele e por ele chegamos ao Pai… se não conheço esse Jesus, qual e quem será então esse Jesus de que me fala as Escrituras?!!! Perguntem isso a um não cristão que olha e faz uma leitura da Bíblia…!

Outra questão que quis abordar também é a de tentarmos chegar a Jesus através da Escrituras e não Ele chegar a nós através das Escrituras…! Parece mero jogo de palavras, mas pensem bem nestas palavras…! Por isso reafirmei na partilha que só em função de Jesus chegamos ao “conteúdo” e aos “significados” da Palavra…

Jesus jamais estaria e está em função das Escrituras, elas existem e foram escritas para nos dar a conhecê-Lo, e isso sim, é a razão porque tantos passaram o testemunho da pessoa de Cristo através da escrita…! Mas posso perfeitamente conhecer Jesus mesmo não conhecendo a Escritura… senão, olhai e pensai no significado das palavras de Jesus: Felizes os que acreditam sem verem..! 

Outra coisa importante que desejo deixar bem claro… eu sou apenas discípulo de Jesus, não de um Pedro, ou um Paulo ou outro… eles partilharam comigo o caminho para Jesus, mas quem salva e quem sirvo e sigo é Jesus! Já para não falar dos aspectos culturais e outros que carregaram muitas das partilhas posteriores aos Evangelhos desses discipulos…! Isso daria para uma discussão interminável e aqui não temos espaço nem tempo agora…!

Se entrássemos nessa discussão, também teríamos que repensar o próprio Cristianismo…! Será que ele é Cristo ou é um movimento à volta de Cristo apenas! Será que o cristianismo foi fiel à pessoa de Jesus, ou sofreu as investidas dos homens e das culturas como movimento que deixa muito a desejar… Infelizmente a história do cristianismo não deixa espaço a dúvidas sobre a grandeza e a miséria da sua existência tão humana ao longo dos tempos, mas isso não me impede nem nunca impediu de seguir a Jesus Cristo nem de ser cristão, o que são coisas totalmente diferentes…! (ai..ai..ai , acho que deitei mais lenha para a fogueira  agora...!)

Nesse espaço do cristianismo sem o Jesus real, é que se encontram os verdadeiros perigos da manipulação e de um olhar e interpretação errada das Escrituras…  e o que levantei como questão é se não fomos todos de certa forma moldados a olhar as Escrituras de uma forma tão própria, bem ao jeito das linguagens dos guetos…! Aí sim, abundará certamente o espaço para a descrença total, porque o testemunho não coincide na maior parte das vezes com o Anúncio..!

Bom, a noite já vai longa, o cansaço chega  e o espaço não abunda agora… (perdoem-me o texto tão logo mas n tinha outra forma) ... se acharem por bem, voltamos ao tema noutra altura… ou se desejarem terminamos aqui e apaga-se a partilha anterior e se calhar até esta!!!  Que me perdoem os que ficaram mais inquietos com as minhas palavras, mas acreditem elas tem apenas um objectivo, que é o de caminhar junto convosco rumo à descoberta do verdadeiro Rosto de Cristo, e de umas Escrituras finalmente depuradas de um espírito farisaico e judaizante…

Termino com as Palavras do Evangelho: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9
irvictor

5 comentários:

irvictor disse...

Ana, porque não tenho acesso como moderador mas apenas como partilha comum, não consigo apagar alguns recados repetidos na outra partilha.. peço perdão por isso e se alguém puder que apague os repetidos por favor..!

irvictor disse...

Irmã Maria, tentarei "responder" ao seu último recado anterior com uma partilha posterior.. desculpe, mas agora o cansaço vencea.. santa noite a todos......

Fora-da-lei disse...

A "confusão" não está na essência da mensagem.Quem a aprofundar ela é bem clara.
Na minha opinião o que gera estes "focos de incêndio" são os textos cuja extensidade são muito grandes.
Com uma ou duas frases podia dizer tudo.Assim é como percorrer uma série de atalhos para chegar ao fulcral da questão.
É a sua forma de escrever com um cunho bem pessoal e, isso não se pode modificar.
Continue....
(Peço desculpa pela minha observação).
Abraços

irvictor disse...

Sim, grato Irmã Aurora.. mas nem imagina o quanto é extremamente dificil reduziz e sintetizar um texto e algumas ideias em duas frases ou dois pensamentos...

...sei e tento o melhor resuzindo ao máximo porque sei tb da vossa vida tão atarefada com as coisas do lar e trablahos.. perdoem a minha fragilidade nisto...

Fora-da-lei disse...

Não tem que pedir desculpa,nem sentir que é uma fragilidade.
É apenas a sua forma de comunicar.
Santa semana a todos