Nos caminhos da Fé, quando iluminados pela Esperança, conseguimos sempre ir mais longe, abordar as margens da eternidade sem perder o sentido daquilo que somos, da nossa humanidade que jamais foi ou será anulada pelo AMOR que ama sem esperar… o Amor ama porque ama e pronto…!
Nas etapas da Vida Espiritual que escolhemos livremente, normalmente, a tentação é parar e acomodar-nos ao caminho já alcançado, convencidos e satisfeitos porque cumprimos escrupulosamente as regras cristãs, por vezes tão cegamente, sem percebermos que ao levarmos tão a sério a verdade, acabamos muitas vezes por nos tornarmos “prisioneiros” de um moralismo e de um fundamentalismo que impede o Encontro e a consequente Descoberta do outro que tantas vezes esconde uma enorme riqueza por esses caminhos da vida!
Quem vive nesse tipo de Moralismo que dá espaço a todos os fundamentalismos, jamais conseguirá entender que as REGRAS só são um bem se elas existirem em função da RELAÇÃO! Se elas apenas nos levam mais à regra do que à relação, nunca existirá espaço para o acontecimento da COMUNHÃO e da Partilha!
Enquanto absolutizarmos as “não verdades”, jamais compreenderemos que a VERDADE MAIOR, a que Jesus oferece ao longo da sua Palavra, é a única que acolhe e olha o outro na sua totalidade, e dá sentido ao Perdão total!
A Verdade que liberta, que é o próprio Jesus, tem como critério absoluto o AMOR do PAI, e este jamais anula a pessoa, mas sim, faz caminho com ela, mesmo sendo esta pecadora! Em Cristo, o que é julgado é o pecado e não a pessoa!
Fazer Caminho rumo à Páscoa é acolher o outro que vive e caminha ao nosso lado sem olharmos para o pecado dele, perceber que ele é também amado como nós por esse Deus que deseja que todos sejam salvos!
Fazer Caminho, é também corrigir o pecado do outro e deixarmo-nos também corrigir com amor na caridade, dando espaço ao nosso perdão e ao perdão dos outros em nós! Verdade e Amor são inseparáveis, não há Verdade sem Amor…!
Já te deixaste Amar por Deus e pelos Irmãos nestes dias? Já te deixastes perdoar e perdoastes os irmãos mais fragilizados pelo pecado, acolhendo-os apenas pelo que são e não pelo que fazem?
Porque esperas? A Páscoa do Senhor aproxima-se!
ir.victor
3 comentários:
Totalmente de acordo com o conteúdo do texto, mas se se fala de Amor e Partilha e de deixar-se amar pelos Irmãos, não seria bom estar assinado? Deve ser lapso, calculo, no entanto convido o(a) autor(a) a colmatá-lo, para que o possamos partilhar em plenitude.
lamento a distracção... santa Páscoa a todos...
Obrigada, Ir. Victor! Pelo texto e pela correcção do lapso. Santa Páscoa para si também.
Enviar um comentário