*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Trazer à memória, cumprir o futuro


Passam hoje vinte anos que seis Jesuítas, uma trabalhadora da sua residência e a sua filha foram assassinados em El Salvador na Universidade Centro Americana (UCA). O desproporcionado número de forças mobilizadas para este assassinato espelha a irracionalidade de um acto que não pode ser isolado de um contexto de violência em que tantos outros foram martirizados.

A arma destes mártires foi a palavra, o estudo e ensino, foi a capacidade que tiveram de "olhar para além dos muros da universidade"(Rodolfo Cardenal, sj) e de servirem os injustiçados e oprimidos. Fieis aos crucificados do seu povo levaram a sua entrega até às últimas consequências. A sua morte acabou por ser determinante para o processo de paz.

Nenhuma palavra é fiel à grandeza de quem soube fazer da Teologia e da Universidade verdadeiro serviço aos mais pobres. Mas podemos sempre, ao trazer à memória o testemunho destes mártires, agradecer a importância da Teologia da Libertação e aproveitar para nos perguntarmos a quem queremos servir. Particularmente no dia em que passam 20 anos em que uma universidade católica foi palco de um martírio, podemos perguntar a quem como educadores, professores, investigadores, alunos, queremos servir. O que vemos para lá dos muros das nossas escolas, universidades, casas e instituições?


"A Universidade Católica, a par de qualquer outra Universidade, está inserida na sociedade humana. Para a realização do seu serviço à Igreja, ela é solicitada - sempre no âmbito da competência que lhe é própria - a ser instrumento cada vez mais eficaz de progresso cultural quer para os indivíduos quer para a sociedade. As suas actividades de investigação, portanto, incluirão o estudo dos graves problemas contemporâneos, como a dignidade da vida humana, a promoção da justiça para todos, a qualidade da vida pessoal e familiar, a protecção da natureza, a procura da paz e da estabilidade política, a repartição mais equânime das riquezas do mundo e uma nova ordem económica e política, que sirva melhor a comunidade humana a nível nacional e internacional. A investigação universitária será dirigida a estudar em profundidade as raízes e as causas dos graves problemas do nosso tempo, reservando atenção especial às suas dimensões éticas e religiosas.

Quando for necessário, a Universidade Católica deverá ter a coragem de proclamar verdades incómodas, verdades que não lisonjeiam a opinião pública, mas que no entanto são necessárias para salvaguardar o autêntico bem da sociedade". (João Paulo II, Ex Corde Ecclesiae)

Aqui,nos TOQUES DE DEUS em 16 de Novembro de 2009

Sem comentários: