*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 8 de novembro de 2009

“o mundo precisa de uma igreja pobre e livre que fale ao homem de hoje”.


Bento XVI efectua este Domingo uma visita pastoral a Brescia e Concesio – Norte da Itália – locais do nascimento e início da vida de Giovanni Battista Montini, que viria a ser o Papa Paulo VI, pedindo que a Igreja seja “pobre e livre” para poder falar ao homem da hoje.
A primeira etapa do percurso rumo à cidade de Brescia foi uma visita ao Santuário de Boticcino Sera, município de Valverde, que guarda a urna com os restos mortais de Santo Arcangelo Tadini.
Neste local, falando de improviso, o actual Papa disse que “é necessário rezar e trabalhar para que nasça um mundo fraterno onde cada um não viva para si mesmo, mas para os outros”, disse Bento XVI dirigindo a sua breve saudação, não prevista, à multidão congregada fora da igreja paroquial de Botticino Sera.
Mais tarde, na homilia da Missa celebrada em Brescia, o Papa quis prestar homenagem a Paulo VI e defendeu que “o mundo precisa de uma igreja pobre e livre que fale ao homem de hoje”.
“O encontro e o diálogo da Igreja com a humanidade deste nosso tempo estavam particularmente a peito a João Batista Montini” durante toda a sua vida, prosseguiu, antes de afirmar que o mundo em “absoluta necessidade” de Jesus Cristo.
Bento XVI dirigiu-se em particular aos leigos presentes, a quem falou dos desafios das migrações, da crise económica e da educação dos jovens no mundo actual.
O Papa alemão apresentou uma meditação sobre o “mistério da Igreja”, que considerou um “organismo espiritual concreto que prolonga no espaço e no tempo a oblação do Filho de Deus, um sacrifício aparentemente insignificante em relação às dimensões do mundo e da história, mas decisivo aos olhos de Deus”.
“A Igreja, que incessantemente nasce da Eucaristia – salientou – é a continuação deste dom, desta super abundância que se exprime na pobreza do tudo que se oferece no fragmento do pão consagrado”.
Bento XVI citou a Encíclica Ecclesiam suam de 6 de Agosto de 1964, em que Paul VI se propunha “explicar a todos a importância da Igreja para a salvação da humanidade, e ao mesmo tempo, a exigência que entre a Comunidade eclesial e a sociedade se estabeleça uma relação de conhecimento e amor recíproco”.
“Consciência, renovação, diálogo: estas as três palavras escolhidas por Paulo VI para exprimir os seus pensamentos dominantes – como ele os definiu – no início do seu ministério petrino e as três palavras referem-se à Igreja”, recordou.
Noutra passagem, destinada especialmente aos bispos e padres, Bento XVI salientou que a questão da Igreja, da sua necessidade no desígnio de salvação e da sua relação com o mundo também permanece hoje absolutamente central.
O dia do Papa conclui-se com a visita à casa natal de Giovanni Battista Montini, com a inauguração da nova sede do Instituto Paulo VI, e uma visita à igreja paroquial de Santo Antonino, onde Giovanni Battista Montini foi baptizado.
Agencia Ecclesia

3 comentários:

vp disse...

Não se trata de ceder em nada, mas sim dar tudo... “Consciência, renovação, diálogo"...

Confiemos.... e oremos com gestos... embora as palavras sejam também muito necessárias ao diálogo...

Abraços Nele que tudo conhece...

ladoalado disse...

Eu só gostaria de compreender como se pode conciliar o desejo de uma Igreja "pobre e livre" com a ostentação de sinais de riqueza (mantos, púrpuras, anéis, tiaras, sapatos vermelhos, báculos de ouro, etc...) e com o apego arreigado ao poder que aprisiona a hierarquia e a torna tanta vez surda ao apelo dos povos...
Eu só queria compreender como é que de tal filosofia nasce tal praxis...

Com Ele, d'Ele e por Ele, chegue até nós, um dia a coerência.

Maria disse...

http://palavradesempre.blogspot.com/

Apesar dos ensinamentos do Mestre, os homens continuam a deixar-se mais impressionar pelas longas vestes do que por quem , obscuramente ,entrega tudo o que possui a favor do Reino .