*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 15 de agosto de 2009

COMUNIDADES CRISTÃS


116- COMUNIDADES CRISTÃS


Em primeiro lugar, obrigado por ter voltado a esta coluna. Durante quinze dias estive fora, a trabalho, impossibilitado de enviar novos textos. Estava acompanhando, em sua visita a paróquias, quatro visitantes da Colômbia e do Peru. Um casal, uma senhora e um diácono permanente vieram ao Brasil para dar a conhecer um movimento iniciado em 1958 por um redentorista espanhol, o Pe. Antônio Hortelano. Trata-se das Comunidades Cristãs Comprometidas Eas.

A proposta do movimento é reunir pessoas que queiram compartilhar a vida numa pequena comunidade cristã de no máximo umas quinze pessoas. Cada comunidade é formada por casais, solteiros, viúvos, pessoas separadas, jovens e adultos. Essas comunidades procuram viver agora, na medida do possível, a experiência das primitivas comunidades cristãs, em que todos tinham “um só coração e uma só alma” como nos contam os Atos dos Apóstolos.

Para criar de fato uma intensa partilha de vida entre os participantes, há reuniões semanais, geralmente em casas de famílias, com uma leitura inicial da Bíblia e sua aplicação à vida de cada um, conversa sobre um assunto de interesse da comunidade, um tempo destinado à confraternização e orações. Uma característica dessas comunidades é que se espera que o compromisso de amizade fraterna entre os membros seja para sempre, “aconteça o que acontecer”, como dizem.

Atualmente as Comunidades Cristãs Comprometidas Eas já estão presentes em dezoito países, principalmente da América de língua espanhola, mas também da Europa e dos EE. UU.
Estou falando disso porque, depois de uma convivência de quinze dias com esses irmãos que vieram visitar-nos, acho que a proposta vale a pena e poderá ser resposta para o anseio de muitas pessoas.
AQUI

Sem comentários: