*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 5 de julho de 2009

Frei Bento no Forum geral e Pe Anselmo tb


Hoje, a questão situa-se entre a escala mundial dos problemas económicos e a escala nacional dos nossos meios de acção. Este desfasamento entrega a política nacional à sua impotência. Como não se pode abolir a mundialização dos problemas, para limitar os efeitos perversos do capitalismo, é necessária uma política mundial que supõe um compromisso entre Estados: "Quanto mais lúcido se for acerca da força da economia e da fraqueza da moral, mais exigente se deve ser sobre o direito e a política" (1).

Jacques Attali nota que o crescimento da economia criminosa pode vir a dominar a economia real. A Somália é, hoje, uma economia de mercado sem Estado, a economia das máfias e da traficância. Tendo isto em conta, as crises até podem ser proveitosas, se provocarem a tomada de consciência dos perigos que nos espreitam em relação às gerações presentes e às gerações futuras das quais só nós podemos ser a voz.

Se não se actuar depressa, a selvajaria absoluta arrebentará com tudo; mas tudo pode ser salvo se houver consciência da importância de um Estado de direito global que actue no interesse de todos.

Sem comentários: