*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 7 de abril de 2009

Retiro na cidade- 06 de Abril

Imagem retirada da net

Ela desperdiça


A Palavra de Deus

«Maria derrama o perfume sobre os pés de Jesus»Evangelho segundo S. João cap. 12, vers. 3.

A meditação

Maria faz um gesto total e definitivo: espalha o seu perfume mais caro nos pés de Jesus e enxuga-os com os seus cabelos. Ela esgota assim todos os seus haveres para cuidar do corpo do homem q ela ama, do mestre cuja palavra ilumina a sua vida. Este corpo, em breve traído e entregue por algumas peças de prata, ela honra-o segundo a estima louca do seu coração: o nardo puríssimo de um valor excessivo.

À lógica fria do dinheiro e da traição, ela contrapões antecipadamente a gratuidade e a depreciação mais atractivos. À perda antecipada do corpo de Jesus, ela opões a sua ternura desmedida. . Ela desperdiça como ele próprio o fará em breve, mais radicalmente ainda, entregando a sua própria vida a outras mãos humanas. Maria mostra-se assim espantosamente unida ao coração de Cristo. Ela desperdiça, ela espalha, ela cuida. Apenas Jesus se apercebe da clarividência do seu gesto: ela embalsama antecipadamente este corpo tão santo, que escapará a toda a influência na precipitação de Sábado e, mais ainda, na manhã de Páscoa. A casa inteira ficou repleta do odor do perfume; tal foi o testemunho inesquivável de uma ternura exposta, insuportável para uns e reconfortante para outros. O gesto de Maria não é imitável, de outra maneira, pelo contrário. O próprio Jesus inspira-se nisso talvez quando se baixa por sua vez diante de cada um dos seus discípulos para lhes lavar os pés, muito menos adoráveis.

Sem comentários: