*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 2 de março de 2009

Santa Teresinha-e uma forma de jejum


Santa Teresinha ajuda quando ao conhecermo-nos vemos que as forças não são suficientes: "Estava em brasas para me defender ,quando me ocorreu uma ideia feliz e luminosa:"Se me começo a desculpar,disse cá para mim,com certeza perco a paz de alma;por outro lado,ouvir que me acusam e não replicar,não alcança tanto a minha pouca virtude:a única tábua de salvação é fugir......"Foi um acto de valentia bem raro;mas,quando a derrota é certa,mais vale,creio eu,não no expormos ao combate."

...quantas vezes adopto esta solução nas situações em que apetece contestar e responder,o que pode aquecer a situação e as palavras inflamadas ultrapassarem o que se diria em tranquilidade.

5 comentários:

Alma Rebelde disse...

Em tempos idos pensava que silenciar era a melhor maneira de não magoar,passando tantas vezes pela sonsa...acontecendo que depois ficava a remoer,porque não tinha respondido na hora exacta.
Hoje, tenho outra visão sobre o acto de valentia, é melhor dizermos o que vai na nossa alma,mesmo que magoemos os outros,pelo menos ficamos com uma certeza,é que somos nós próprios e genuínos sem máscaras....
Não me interessa o que os outros pensam sobre as minhas atitudes sejam elas escritas ou comportamentais,interessa-me sim é que me sinta amada pelo meu querido ABBA,seja fora-da-lei ou não....:)

Anónimo disse...

bom ...tb não uso máscaras...podes estar certa ,Aurora...apesar da minha maneira um pouco diversa de ver as coisas...tendo sempre em 70 anos a preferência por ser magoada que magoar,pq me sentia mais longe do nosso querido Abba se o fizesse.
Assim foi alguma vez que não consegui.
Abraços

ladoalado disse...

Ora aqui está na verdade "uma ideia feliz e luminosa"...que exige, para mim, ainda mais humildade do que coragem... A minha virtude, muitíssimo mais pequenina do que a de Teresinha, não sei se aguentará...mas vale a pena fazer o esforço. Aí vou eu!

Alma Rebelde disse...

Sensatez minhas amigas Maria e Lila.
Enquanto restar vestígios de sangue bravo nas guelras clamo pela "guerra",não tivesse costela celta!!!...rsr
Quando atingir a vossa idade ,o que duvido, talvez aja como vcs....LOL

ladoalado disse...

Agora, para a "Fora-da-lei":
Gosto de te encontrar, ainda que seja para te ver contestar...(o que não me surpreende).
Mas vê bem: o que Teresinha pretendia "treinar", digamos assim, não era a habilidade de esconder os verdadeiros sentimentos, mas sim, "dar a volta" ao problema SEM FICAR A REMOER no silêncio de quem se cala contrariado ou de quem responde...e sabe-se lá o que vai sair!
Nem sempre o que sentimos deve ser dito...Lembras-te como Jesus se calou, perante as acusações no Sinédrio? Ele sabia muito bem o que poderia dizer - Ele, melhor do que ninguém sabia fazê-lo! Mas não convinha...Deixou os interlocutores a pensar, permanecendo manso e mudo - a inocência não precisa de defesa!
Mas é muito difícil, eu sei...
Tão difícil, que quase nunca consigo,e por isso te entendo muito bem - deve ser porque não tenho a inocência necessária à mansidão...com pena minha.
Só que o nosso querido ABBA também ama os outros filhos seus, que connosco vivem, e não gosta que sejam magoados pelos irmãos. Dói-lhe. Jesus, ensinou a dar a outra face, quando nos agridem - e Ele era o Verbo do Pai, a Sua vontade, o Seu Amor expresso em humanidade.
Portanto...o melhor será pensarmos em treinar a mansidão, por muito que custe.
E quem aqui te fala, está a milhas, mas a MILHAS mesmo, de ser mansa...com muita pena, confesso.