*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 17 de março de 2009

Retiro na cidade- 18 de Março

Imagem retirada de: http://www.cradleybaptist.org.uk/images/twobuilders.jpg

Meditação proposta pelos Dominicanos de Lille em: http://www.retraitedanslaville.org/



Enraizar-se na escuta



A Palavra de Deus


24«Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.»
Mateus 7, 24-27 (Bíblia dos Capuchinhos)

A meditação


Duas casas são expostas à chuva e à intempérie, uma delas resiste, a outra desmorona-se. Os símbolos da tempestade e da chuva exprimem as dificuldades, as misérias, as tentações às quais os homens são expostos e às quais ninguém pode escapar. Porque na vida não há apenas alegria e paz, mas é preciso por vezes enfrentar a dor e a dificuldade. É preciso ter raízes profundas no mundo para não vacilar.

Neste texto do evangelho, Jesus convida-nos a nos enraizarmos na sua palavra pondo-a em prática. Porque a escuta da sua Palavra, mesmo sendo ela muito importante, não basta para salvar o homem. Na escola, não basta escutar os professores mas é necessário trabalhar duro para ter sucesso.
Como cristãos, o nosso professor é Jesus e o nosso método de vida é a palavra de Deus que nos introduz na vida eterna. Não hesitemos a abrir a Bíblia, a lê-la e a relê-la e ponhamos esta palavra em prática para construirmos a nossa Igreja, a nossa humanidade, a nossa família sobre o rochedo que é Cristo

Sem comentários: