*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 14 de março de 2009

retiro na cidade- 14 de Março de 2009

Foto de Ana Loura

Deixa viver em ti o silêncio




A Palavra de Deus



«Ao descerem do monte Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos. Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar dos mortos.» Marcos, 9, 9-10) Bíblia dos Capuchinhos.

A meditação


«Eles guardaram a recomendação». Os apóstolos foram reduzidos ao silêncio depois de terem vivido um encontro extraordinário: Cristo transfigurado diante deles, Elias e Moisés, a voz do Pai. Precisamente o Pai pediu-lhes: «Escutai-o». Quando Cristo lhes dá esta instrução do silêncio, eles vão ouvir e manter-se "firmemente empenhado" nela. Não era por isso sem dúvida fácil guardar isso para eles.

Temos todos de reencontrar o valor do silêncio, o valor onde este silêncio é uma escuta, um estar amarrado a uma palavra, um murmúrio. Este registo do silêncio também foi devido à antecipação da ressurreição que é a Transfiguração antes da Paixão, antes que Cristo seja «ressuscitado de entre os mortos», o que os apóstolos não podiam naquela altura compreender. Era-lhes preciso guardar essa chave para mais tarde.

Exercício de hoje: ler e reler este versículo, talvez mesmo decorá-lo, e escutar o seu significado para mim. Haverá hoje um silêncio para mim onde Deus me espera?

1 comentário:

Anónimo disse...

Magnifica foto Ana,era mesmo o local ideal de que eu necessitava!!!....