Se perdeste a luz
A Palavra de Deus
«7Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.»» Marcos, 9, 7 (Bíblia dos Capuchinhos)
A meditação
«Uma nuvem que os cobriu com a sua sombra». Deus apareceu-lhes nas trevas, na sombra depois de lhes ter mostrado tanta luz? Haveria uma luz tenebrosa de Deus? Um salmo diz: «Deus está envolto num manto de luz» (Salmo 104) e um místico alemão, Ângelo Silesus (1624-1677), comenta soberbamente: «A luz é a roupa de Deus. Se tu a perderes, sabe que ainda não perdeste o próprio Deus.
Eu mesmo, talvez já tenha perdido «o manto de Deus», quer dizer toda a percepção luminosa do seu ser. Mas terei eu perdido o próprio Deus? Que me dizes tu, tu o fundo do meu coração? O que ouves tu em ti?
Não fujamos das trevas, elas têm com certeza alguma coisa a dizer-nos de Deus. Os apóstolos estão assustados e não sabem o que dizer, e ouvem Deus a falar-lhes, a virá-los para o Filho bem amado. Entremos na nuvem tenebrosa onde perdemos todas as referências, toda a luz criada, para escutarmos Deus.
Exercício de hoje: Ler e reler este versículo, talvez mesmo decorá-lo, e compreender o seu significado para mim. Há uma névoa, uma nuvem, uma sombra, uma treva que um dia me permitiu ouvir Deus? Conheci eu, paradoxalmente, «noites de luz»?
Sem comentários:
Enviar um comentário