*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 11 de março de 2009

Retiro na cidade- 11 de Março


A Palavra de Deus

«4Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele.
5Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias.»
6Não sabia que dizer, pois estavam assombrados.»
Marcos 9, 4-6 (Bíblia dos Capuchinhos)

Uma palavra que diz Deus

Moisés, Elias : duas figuras bíblicas olhando Cristo como o seu centro. Cristo é a chave que permite compreender a Lei e os Profetas. Nesta quaresma, iremos até à Páscoa ouvindo cada palavra de Deus através da figura de Cristo na sua paixão. É ele quem revela a profundidade da Bíblia. Talvez tenhamos que olhar o Antigo Testamento com mais atenção, com apego, mesmo. Possamos nós ouvir como ouviram os discípulos de Emaús, o próprio Cristo «explicar nas Escrituras tudo o que lhe dizia respeito».

Foi assim durante a festa da Páscoa, que comemorava o acontecimento da libertação do povo hebreu submetido à escravidão no Egipto e da travessia do Mar Vermelho com Moisés, foi na Páscoa que ocorreu a morte e ressurreição de Cristo. A sua paixão é o que nos liberta também de qualquer servidão. A passagem através das águas e a passagem da morte à vida em Deus: isto é também o que representamos no baptismo. Cristo é a chave das Escrituras assim como é a chave da vida e da morte.

Exercício deste dia: Ler e reler este versículo, talvez mesmo decorá-lo, e entender o seu significado para mim. Qual a passagem do Antigo Testamento que me diz quem é Cristo?

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitas falam de Cristo...desde Isaias,a Miqueias,de Jeremias a Zacarias...Vamos procurar?

Maria-Portugal disse...

Mas não foi a falar Dele que O encontrei hoje...depois do almoço com a Ana entrei na igreja de N.Sª da Vitória,única que encontrei em que o versiculo "amai-vos uns aos outros"ocupa lugar cimeiro e dois sem abrigo permaneciam aconchegados à vista de Cristo exposto..