Tradução da proposta de retiro quaresmal para o dia 03 de Março em: http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2009-03-03
"Arriscar-se e não ter medo"
A palavra de Deus
14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; 15nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. 16Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu.»
(Mateus, 5, 14-16 Bíblia dos Capuchinhos)
A meditação
O amor de Deus, o amor do bem que está em nós, queremos espalhá-lo à nossa volta: a glória de Deus, é que nós produzamos frutos.
Mas o pecado pode impedir ou distorcer o ímpeto profundo do nosso coração: podemos ter medo! Nós podemos ter medo de perder dinheiro por aquilo que é incerto, nós podemos ter medo de nos confrontar-nos com o que pensam as pessoas, nós podemos ter medo de todas as dificuldades imagináveis?
Frequentemente, então, no momento em que temos vontade de nos arriscarmos em fazermos o bem e avançar, nós sentimos também a timidez que nos assola: à força de imaginarmos o pior, é grande a tentação de permanecermos escondidos!
O medo em si não é mau: pode contribuir para nos ensinar as virtudes da coragem e da prudência. No entanto, que ele não nos faça titubear ao ponto de arrefecer o ímpeto do Espírito Santo! Nós devemos também aprender a temperar os receios, temos de ter constantemente desperta em nós a esperança de dar frutos para o Reino. Deus, ele próprio, nos assegura: «vós sois a luz do mundo»
Sem comentários:
Enviar um comentário