*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 6 de março de 2009

Proposta de Caminho Quaresmal



2ª Semana da Quaresma - Carta aos Romanos, cap. 4, 5 e 6.

No 1º estudo da Carta aos Romanos verificamos que S. Paulo, identificava a realidade do Pecado, e também apontava caminhos para combater esse Mistério do Mal. E o principal era o “Caminho da Cruz”. Foi precisamente a Cruz, onde o Senhor morreu por todos nós, que adoptamos como referência principal para o caminho de reflexão nesta Quaresma. Agora, no seguimento da Carta aos Romanos, já nos capítulos, 4, 5 e 6, vamos voltar a ver, o poder e a força da Cruz.

No 4ºcap. Paulo aborda o exemplo de Abraão, que apesar da sua condição física, manteve-se firme pela Fé, sabendo que só no Senhor poderia vencer:

18*Foi com uma esperança, para além do que se podia esperar, que ele acreditou e assim se tornou pai de muitos povos, conforme o que tinha sido dito: Assim será a tua descendência. 19Sim, ele não vacilou na fé ao ver como o seu corpo já estava sem vida - com quase cem anos - como sem vida estava o seio de Sara. 20Diante da promessa de Deus, não duvidou por falta de fé. Pelo contrário, tornou-se mais forte na fé e deu glória a Deus, 21plenamente convencido de que Ele tinha poder para realizar o que tinha prometido. 22*Esta foi exactamente a razão pela qual isso lhe foi atribuído à conta de justiça. Rm. 4,18-22.

Ao contrário de muitos que procuram outras vias para enfrentar as dificuldades, dar sentido e poder às suas vidas, como por exemplo: a Nova Era, o Espiritismo, a Gnose, etc… rejeitando a promessa de Deus, que é também para os nossos dias, Abraão apenas confiou e recorreu a Deus, sabendo que Ele tinha poder para realizar todas as coisas.E Abraão recebeu, porque a sua postura foi de ESCUTA, OFERTA, mesmo na sua fraqueza física e espiritual ele obedeceu. Quantas vezes, ao sermos confrontados com as debilidades do corpo e das dificuldades da vida, procuramos outros caminhos que nada têm a ver com Deus! Onde fica a nossa Fé nesses momentos? Onde está a Cruz que Jesus abraçou por nós, o único caminho para vencer os combates espirituais e físicos da vida? Como Abraão, podemos também vencer, a promessa é também para hoje, para mim, para ti, basta acreditar que Ele morreu por nós, por causa desse mistério do mal que habita em nós:

23Não é só por causa dele que está escrito foi-lhe atribuído, 24mas também por causa de nós, a quem a fé será tida em conta, nós que acreditamos naquele que ressuscitou dos mortos Jesus, Senhor nosso, 25*entregue por causa das nossas faltas e ressuscitado para nossa justificação. Rm. 4,23-25.

O Apóstolo escreve, já no 5ºCap. que a paz com Deus, se alcança apenas pela Graça de Jesus na Cruz. Que as tribulações ou dificuldades da vida não são motivo para a fuga ou a de procura de caminhos esotéricos ou outros, mas sim, para nos ajudarem a firmar a esperança e a certeza que sairemos vencedores:

1*Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo. 2Por Ele tivemos acesso, na fé, a esta graça na qual nos encontramos firmemente e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3Mais ainda, gloriamo-nos também das tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, 4a paciência a firmeza, e a firmeza a esperança. 5Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Rm. 5, 1-5

Finalmente, já no 6ºcap. Paulo aponta o Baptismo como caminho para uma Vida Nova.
Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. Rm. 6,4.
Tempo de Quaresma, tempo de empreender novamente a caminhada em direcção a Jesus que nos espera na Cruz. Tempo de voltar a mergulhar na misericórdia de Deus, que ganhámos na Graça da Cruz, e esse mergulhar significa o Baptismo; nele, sairemos com um coração renovado, purificados do mistério do mal que nos impede de ser livres, filhos na totalidade.
(publicado na Folha Dominical deste 2ºDomQuaresma. Leva um anexo com estudo sobre a Nova Era)


3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Como é que o jugo é suave se temos que resistir até ao sangue?

Ana Loura disse...

Olha, antes dos isoterismos e essa tralha toda estão os horóscopos, as bruxarias e as benzeduras...à Nova Era, aos Espiritismos, isoterismos e afins só chega uma franja dos paroquianos mais "letrados", mas os horóscopos, as bruxarias e as benzeduras (basta ver como prosperam os feiticeiros brasileiros e africanos anunciados nas revistas, as "butadoras" de cartas) substituem em grande parte o "papel" que o Catolicismo deveria ter na vida de muita gente. Há quem abra as "Marias" as "gentes" nas páginas dos horóscopos TODOS os dias e não abra um livrinho de orações daquele pequeninos que cabem na bolsinha de qualquer mulher ou na algibeira das calças de ganga de um homem.

Anónimo disse...

Ana, o Esoterismo ( que faz parte integrante da Nova Era) tem vários rostos:
(Bruxos, Tarót, Yoga, Meditação, Holística (Reiki), Mapa Astral, Gurus, Rezas, Jogo dos Búzios, Pirâmides, Cristais, Numerologia, Cartomância, Gnose, Acupunctura, Pacifismo, Rebirthing, Channellins, etc…), “Profetas”, “Messias”, Sincretismo, busca interior, livros de Auto-ajuda, Magia, Advinhação, Vegetarianismo, Ecologia, Espiritismo, etc...

Autores mais conhecidos:: Paulo Coelho, Lauro Trevisan, Alexandra Solnado, Allan Kardec, Helena Blavatsky, etc…

Sabiam que o lauro Trevisan foi Padre...!

Bom, boa noite...