Foto de Ana Loura
Mais branco que o branco
A Palavra de Deus
As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim. Marcos, 9, 3 (Bíblia dos Capuchinhos)
A meditação
«de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim». Frase tranquilizadora: não podemos obter na terra, pelos nossos próprios meios, por meios humanos, essa brancura, esta impecabilidade, esta inocência. Essa é tarefa do Filho.
Essa brancura, diz-nos o evangelho, ultrapassa tudo o que podemos imaginar para além do que vemos na terra. Só o coração e a inteligência permitem um pouco que a apercebamos. É em Jesus apenas que a luz resplandece magnificamente e raia até nós.
A quaresma, é menos um tempo de fazer barrela da nossa vida de que simplesmente contemplar aquele que é a Luz inacessível. Olhando-o, sim, o nosso olhar torna-se luminoso, puro, e talvez irradiemos à nossa volta, apesar de tudo. «na tua luz, nós veremos a luz» diz o salmo 36
O exercício de hoje: ler e reler este versículo, talvez mesmo aprende-lo de cor, e entender o seu significado para mim. Que Deus nos faça ver esta brancura «fora de série» ou a sua luz no rosto deste e daquele que nos rodeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário