*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Proposta de Caminho Quaresmal (alterado)!!!

A pedido do Padre, tive que sintetizar e reformular toda a partilha, para que fosse mais "acessível" a todos na nossa Comunidade Paroquial. Aqui vai..ainda bem que a Folha Dominical ainda não tinha sido imprimida... Peço perdão por este percalço...!
Estudo da Carta aos Romanos: Capª 1 a 3

S. Paulo, nesta carta aos Romanos que iniciamos neste 1º Domingo de Quaresma, chama-nos a atenção para a realidade do Mistério do Mal, que existia na Comunidade de Roma, realidade que em nada se alterou nos nossos dias. Paulo descreve logo nestes primeiros capítulos essa lista interminável, de vidas e actos desordenados, resultado desse Mistério do mal .

Cap.1 “26…. Assim, as suas mulheres trocaram as relações naturais por outras que são contra a natureza. -27E o mesmo acontece com os homens: deixando as relações naturais com a mulher, inflamaram-se em desejos de uns pelos outros, praticando, homens com homens, o que é vergonhoso, e recebendo em si mesmos a paga devida ao seu desregramento.28E como não julgaram por bem manter o conhecimento de Deus, entregou-os Deus a uma inteligência sem discernimento. E é assim que fazem o que não devem: 29estão repletos de toda a espécie de injustiça, perversidade, ambição, maldade; cheios de inveja, homicídios, discórdia, falsidade, malícia; são difamadores, 30maldizentes, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, arrogantes, engenhosos para o mal, rebeldes para com os pais, 31estúpidos, desleais, inclementes, impiedosos.

E o Apóstolo não só identifica a realidade do Pecado, mas também aponta caminhos para combater esse Mistério do Mal, e o principal é o “Caminho da Cruz”. Ele sabe isso porque também experimentou esse Amor de Jesus na sua vida, percebe que foi exactamente pela Cruz, que Cristo, que saiu dela vencedor, deu-lhe a ele, Paulo, também a vitória sobre o Mal.

Cap.3 “4Sem o merecerem, são justificados pela sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus. 25*Deus ofereceu-o para, nele, pelo seu sangue, se realizar a expiação que actua mediante a fé; foi assim que ele mostrou a sua justiça, ao perdoar os pecados cometidos outrora, 26no tempo da divina paciência. Deus mostra assim a sua justiça no tempo presente, porque Ele é justo e justifica quem tem fé em Jesus.

“Assim está escrito. “Não há justo algum, nem um sequer.” Cap.3,10.

Não tenhamos qualquer dúvida, todos sem excepção levamos em nós o mistério do mal, por isso, não é só aos Romanos mas também a nós que Paulo dirige esta carta. Paulo leva-nos através de Jesus na Cruz à oferta do perdão dos pecados, à Salvação, a nós, a mim, a ti, também, só precisamos ter Fé, crer que Jesus venceu e por isso nós também venceremos na Sua força.

Para que isso aconteça, Paulo coloca como “condição” o caminho do Arrependimento! E o arrependimento leva em si sempre o reconhecer-se Pecador! Só nessa condição se pode dar o passo para o Perdão! Este caminho passa pela Reconciliação com Deus, connosco mesmos e com os outros. È isso que fazemos na Páscoa, ao renovar as promessas do Baptismo.

Sem comentários: