
Os cristãos consideram o pecado original como uma culpa feliz,(*assim se diz na vigilia pascal),sim ,feliz porque sem a violação adâmica não se dariam a encarnação,o trânsito mundanal de Jesus pela Galileia,a crucificação,a redenção.
Adão pedia Jesus,Eva pedia a Virgem.E é profunda esta idéia.Sem a culpa feliz dos tribunais que condenaram Sócrates e Galileu,Joana do Arco e Damião de Gois,Bruno e Espinosa,o direito não teria progredido tanto em relação à idade da pedra lascada ou dos metais.
Isto não quer dizer que para que avançar o direito,tenhamos necessáriamente de efectuar a injustiça,de semear aos quatro ventos o mal.Não pretendo,querido Amigo,justificar o mal,legalizá-lo,canonizá-lo.Afirmo tão sòmente que o mal,mesmo contra a sua vontade é frutífero,porque provocador de bem.Este é o seu castigo tremendo ,o seu escarmento percuciente,o seu carnaval perpétuo.
O bem tira o bem do próprio mal.Deus extrai o bem dos sortilégios do próprio satanaz.
Não consinta que a sua alma se turve com o espectáculo do mundo.
O direito da força venceu mais uma vez a força do direito?Pois bem;que vamos fazer?Viver ao frio,à chuva e ao vento porque o fogo nos devorou a casa?
Ah meu Amigo,o que mais falece à juventude hodierna é a coragem moral,o gosto acre do heroísmo.Ter coragem.Precisamnte porque a força superou o direito,é que o nosso dever de homens,o nosso dever de hombria como dizem os espanhois,se ergue tanto mais imperativo o dever de lutar para que tal recuo seja seguido de um passo em frente.
Sìlvio Lima
-----------------------------------------------------------------------------------------
Ao mexer em jornais e revistas antigos encontrei este artigo públicado no extinto Diário de Lisboa em 15 de Maio de 1936.
Matéria polémica,mas que não é de hoje e continua candente até os séculos se consumirem.
------------------------------------------------------
*-nota da postadora
Sem comentários:
Enviar um comentário