*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A direcção do sangue


Quando se viaja sozinho

pelas imagens que perduram

as evocações ganham um modo tão real

A mancha ténue dos arbustos

indica o caminho para o regresso

que nunca há

o mar ficou de repente perto

sobre esta praia travámos lutas

para as quais só muito depois

encontramos um motivo

era à pedrada que nos defendíamos

do riso mais inocente

ou de um amor

Mas aquilo que nunca esquecemos

deixa de pertencer-nos e nem notamos

Estamos sós com a noite

para salvar um coração

 

 

José Tolentino de Mendonça


 

 

Será um poema às nossas muralhas defensivas,
que nos isolam,mas que protegem?

15 comentários:

Anónimo disse...

F. Nietzsche indica uma parte desta direcção...
"Escreve com sangue e aprenderás que sangue é espírito."

Anónimo disse...

Pena é que tenha desperdiçado tanto dom com tanta angústia que expressava nos seus escritos... por vezes é preciso moderação para consumir F. Nietzsche, ou acabamos por cair no erro que ele tanto criticou...!

Por acaso até gosto de o ler, mas já percebi que tem que ser por doses bem medidas ou dará para uma dor de barriga filosófica-intelectual sem precedentes...risos...
Abraços...

ladoalado disse...

Como podemos aceitar a "direcção" de Nietzche? Nietzche, um nihilista que começa o seu livro "Assim falou Zarastutra" com a frase "Que seria de ti, ó astro-rei, sem aqueles a quem iluminas?" para mostrar que os deuses, sejam eles quais forem - inclusivé DEUS, a quem chamamos PAI - só existem porque a imaginação dos homens os cria e alimenta?
Saberemos o que queremos?
Saberemos em que acreditamos?

Maria-Portugal disse...

Coisa q me angustia sobre maneira em Nietzche é a sua doutrina de exclusão dos mais fracos e débeis....a paixão de Cristo por nós todos,mais fortes e mais fracos, não joga com a doutrina de Niettzche,não.!

ladoalado disse...

...em nada, Maria, nada joga com nada, mesmo nada...

Anónimo disse...

Sem querer entrar entrar em discussões filosóficas...rs
Também a doutrina da Inquisição não abonou em nada os mais fracos e os mais débeis. Tb me angustiou que um representante da Igreja tivesse causado o meu afastamento.
Cada um é produto das experiências e partilhas que vive ,daí muitas vezes as nossas ideias não se encaixarem no pensamento de outros.Se fosse escrever sobre o que penso ainda seria muito pior do Nietzsche escreveu...rsrsr

Maria-Portugal disse...

Tens toda a razão...mas por isso a Inquisição não é flor que se cheire e Nietzsche e pelas mesmas razões de falta de humanidade tb não.

Maria-Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Aurora… Quando é que vai crescer…?
Quando é que se vai perdoar…?
Quando é que vai perceber que ninguém a afastou ou afasta da Igreja, porque essa Igreja não é feita de muros ou pertence a homens… ela apenas é feita e existe naqueles que se unem nas suas fragilidades de barro que são, para caminharem juntos… todos precisamos da misericórdia de Deus todos sem excepção…
È preciso parar de uma vez por todas com essa imensa revolta que a vai minando aos poucos e “obriga” e “provoca” a que outros se ausentem porque já não podem mais ajudar, tudo porque apenas não se deixa ajudar…
Deus já tocou na sua vida, há muito… já a sarou… deixe-se amar … deixe-se amar..
E eu, porque a amo em Cristo, já não posso mais ouvir os seus disparastes, por isso lhe digo cara a cara isto.. esse é o melhor rosto que lhe dou, ser verdadeiro consigo..
Deus a ajude, porque eu já não sei mais o que fazer… como o fazer…

Anónimo disse...

Verifico que apagou o seu último comentário, mas resisto à tentação de apagar tb o meu último, ele foi de certa forma a esse comentário que apagou, acho que a minha amizade por si, vale isto..mesmo que a magoe… n conte comigo de outra forma..outro caminho…
Deus tenha compaixão…

um irmão. disse...

provavelmente n foi o seu comentário que apagou,peço perdão..mas continuo da mesma forma a orar por si, ore por mim...

Maria-Portugal disse...

As minhas desculpas por não ter explicado logo que fui eu q apaguei o comentário,porque saíu repetido.

Ana Loura disse...

Miqueias 4

1. Acontecerá, no fim dos tempos, que a montanha da casa do Senhor será estabelecida no ápice das montanhas, e será mais elevada que todos os outeiros. Os povos afluirão para ela,
2. numerosas nações ali virão, dizendo: Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, e andaremos por suas veredas. Porque de Sião sairá a doutrina, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
3. Ele será árbitro de numerosas nações e juiz de povos longínquos e poderosos. De suas espadas forjarão arados, e de suas lanças, foices; uma nação não levantará mais a espada contra outra, e não se exercitará mais para a guerra.
4. Mas cada um habitará debaixo de sua vinha e debaixo de sua figueira, sem que ninguém o moleste; porque assim o prometeu, por sua boca, o Senhor dos exércitos.
5. Com efeito, todos os povos andam, cada um em nome de seu deus; nós, porém, andaremos para sempre em nome do Senhor nosso Deus.
6. Naquele dia - oráculo do Senhor - recolherei os coxos, reunirei os dispersos e os que eu tinha afligido. ..."

Abraço fraterno

Alma Rebelde disse...

Ainda bem que o filósofo Nietzsche veio revelar algumas “brechas” do coração.
Principalmente espicaçar uma alma adormecida como a minha.
Vou tentar responder-lhe Ir.Victor de uma maneira mais ou menos airosa do que a habitual , porque sei que a dureza da minha escrita tem sido nefasta ao longo da minha existência.
Não apaguei comentário algum,porque nunca tive medo de escrever sobre o que fosse,cobardia nunca foi o meu forte.
E tb nunca podia apagar o seu ou outro qualquer comentário qualquer que fosse porque devo manter respeito a todos os comentários que são feitos, sabe muito bem que eliminei o meu registo da Comunidade,para não ser tentada a dizer mais disparates.
.Para si ou para outros podem ser disparates, mas quem sabe que para o Pai sejam alegrias....para Ele nada é desperdiçado “Também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores” (Mat. 15:27” .
Em 6 anos de partilha e de convívio face a face ,só lamento uma coisa,foi o facto de nunca chegar a conhecer a “besta” de que tanto se fartou e, com tanto AMOR o acolheu e, continua acolher no coração.
Mas lá diz o ditado popular , fazer bem e não olhar a quem.Até ao meu pior inimigo perdoei,, daí que não venha com discursos sobre o perdoar,porque não sabe nada sobre o meu passado.
Numa coisa tem razão ,sou revoltada,mas resta-me a consolação que o Pai não conhece o verbo “bastar” assim como tantos outros verbos que os humanos inventaram e usam para benefício próprio.

Há 10 anos, numa consulta de psiquiatria ,ao fim de 45 minutos de ela me escutar.
Ela foi honesta quando disse:

Não a quero ver mais aqui no meu consultório, porque não precisa de mim , vc é uma pessoa inteligente e esperta para saber dar a volta á sua vida .O que lhe aconteceu é que a Aurora Nunca foi amada….esta frase ao longo dos anos permaneceu martelando na minha cabeça e, no meu coração dia após dia. .Porquê?....não sei….
Sei que as pessoas me amam. Algumas até demais que não desejaria .Também porque isso não é relevante ,importante é saber Amar como Jesus amou ,dessa maneira muito pouco tenho encontrado.
Aquele Amor único e incondicional.
Também em muitos casos preferia ser odiada a ser amada, porque no ódio há sempre mais vantagens…..quais?
Muito simples……
Basta contemplar Jesus perante Cai fás, Herodes ou Pilatos… Jesus .nunca foi Amado ou compreendido por estes,porque Jesus tinha a certeza absoluta que só Um e por Um era Amado, pelo seu Pai, até mesmo pelos seus discípulos que O seguiam. E O acompanhavam.
Por eles foi abandonado na noite de agonia no getsemani. Que adormeceram .....ora, quanto mais um humano que sabe que à partida mesmo os melhores e maiores amigos um dia o abandonam e, é neste abandono que se dá a graça de ser um com Ele,mesmo que outros nunca cheguem a compreender,

Anónimo disse...

Se imaginsse o qquanto a tenho amado em Deus...

Se percebesse o quanto me tem dorido o silêncio a que me "obriguei" para que tivesse espaço para caminhar...

Se percebesse ao menos, que aquele que mais sofre é aquele que dá espaço ao sofrimento, onde podia abundar a paz do Pai...

Era mais fácil usar palavras sem ira... era mais fácil silenciar..mas porque ainda acredito em si e na sua capacidade de amar e deixar-se amar, vim aqui, e escrever o que escrevi...

e olhe..nunca me arrependi de a ter conhecido, de ter sido acolhido no vosso lar... sei que Deus está aí, sem dúvidas nenhumas... só sinto tristeza.. imensa... nem imagina...

quanto gostaria de ajudar.. de acolher.. de sentir que sou um irmão não de nome ou titulo, mas do mais fundo do me coração...

Que Deus nos ajude nesta caminhada por vezes tão dura..tão cheia de Gólgotas... mas na certeza que a PASCOA estará sempre esperando por cada um de nós...