*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Comentário ao Evangelho do 3ºDomingo Comum

S. Marcos 1,14-20

Uma das coisas que mais me impressiona nestes homens do Evangelho deste Domingo, simples pescadores, rudes, sem medo, curtidos no rosto físico e no da alma pelos combates da vida duríssima no mar e da vida naqueles tempos, é a sua resposta pronta e sem qualquer questionar, ao chamamento de Jesus! Respondem de imediato e pronto, seguem-No sem hesitações!
Certamente já teriam escutado outras vezes o Mestre; talvez quando concertavam as redes, enquanto Este falava a multidões ali perto… algo nos seus corações já havia sido tocado pela Sua presença e o Seu olhar, e isso pode ter sido a porta aberta para a confiança simples e pronta para a resposta que deram, mas eram homens, como tu e eu, cheios de dúvidas e hesitações…
Porque será que eles O seguiram imediatamente e nós, os que também O escutamos, hesitamos tanto em dar nem que sejam pequenos passos para servir… seguir a Jesus?!!!

(publicado na Folha Dominical da Paróquia)

3 comentários:

Alma Rebelde disse...

Discordo com o último parágrafo.
Milhões de almas que O seguem e O servem,sem ser necessário que o mundo se aperceba dos seus comportamentos.
Seguir e servir, devem ser alvos baseados na confiança e no abandono absoluto nas mãos do Pai, e, quanto mais se recolherem n'Ele sòmente n'Ele, maior serão as torrentes que jorraram das suas almas....

um irmão. disse...

Penso que não fiz qualquer referência a que o servir, exigisse ou tivesse que ter implícito nele a exteriorização para que outros “se apercebessem desse comportamento” …!

Quando falo em dar passos, servir, isso não tem que ser feito de forma visível aos outros, o próprio Jesus “propõe-nos” outros caminhos, como por exemplo na oração:

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”Mt 6,6.

Isso e tudo o resto, claro que (se resumido ao e no Amor) basta como bússola para perceber e aferir no nosso íntimo se estamos no rumo certo em direcção ao Pai…

Mesmo os que andamos mais interiorizados nesta labuta do “Anúncio da Boa Nova”, quantas vezes, ao contrário destes homens neste episódio do Evangelho, embora nem sempre acontece-se assim, (porque nem sempre foi tão pronta e sem obstáculos o seu actuar e seguir já depois quando caminhando ao lado e vivendo com Jesus), quantas vezes não arranjamos mil e uma desculpas para justificar as “hesitações e fugas” para seguir e fazer, pelo menos aquilo que está nas nossas mãos e capacidades…! Incluo-me também nesses, conheço bem o barro de que sou feito…!

Abraços fraternos para o vosso lar e todos……

Maria-Portugal disse...

E no entanto "vêde como eles se amam" parece ser um apelo concreto e constante para a nossa constituição de seres videntes.