E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite.
Irm.Silencio
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
O Mestre dos Mestres da escola da vida....
O Mestre dos Mestres da escola da vida,muitos séculos antes do aparecimento da Psicologia,vacinava os seus discípulos contra a ansiedade doentia,patológica.
Infelizmente,até hoje,a psicologia ainda não sabe como produzir uma vacina eficaz contra os transtornos ansiosos e depressivos.A farmacodependência ,a violência,a discriminação,os sintomas psicossomáticos,tão abundantes nas sociedades modernas,são testemunhos inegáveis de que as ciências que têm como alvo a personalidade humana, principalmente a psicologia e a educação,ainda são ineficientes para desenvolver as suas funções mais nobres.
Uma «vacina» psicossocial preventiva passa pela produção de um homem seguro,estável,que sabe interiorizar-se,repensar-se e que gere bem os seus pensamentos e as suas emoções perante as turbulências da vida.A psicologia que desprezou Cristo,considerou-o distante de qualquer análise.Contudo,creio que a análise da sua inteligência poderá contribuir significativamente para a produção dessa vacina.
Os jovens saem dos colégios e das universidades com diplomas técnicos e com títulos académicos,sabem actuar no mundo fisíco,mas não sabem actuar no seu mundo,não sabem ser agentes modificadores da sua história emocional,intelectual ou social.
Os discípulos de Cristo não tinham um perfil psicológico e cultural recomendável.Será que é possível tranformar homens rudes,agressivos,sem cultura,que prezam estar acima dos outros,que não sabem trabalhar minimamente em equipa,em homens que são verdadeiros vencedores,capazes de brilhar nas áreas mais ricas da inteligência e do espírito humano?
Augusto J.Cury (O Mestre da Sensibilidade)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário